Big Data e conectividade nos carros estão nos planos do Bradesco Seguros

Big Data e conectividade nos carros estão nos planos do Bradesco Seguros

O Bradesco Seguros, do grupo Bradesco, anunciou hoje um aplicativo para smartphones que vai integrar as informações de todos os cartões físicos dos serviços prestados pela empresa em uma única informação virtual. A Carteira Digital Bradesco Seguros, como é chamada, entra em fase ampliada de testes e deverá chegar aos clientes no segundo semestre. Esse lançamento é parte de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelos núcleos de inovação da seguradora e que já estão envolvidos no desenvolvimento de novos projetos. Entre eles, o uso de Big Data para analisar os dados de consumo e também a possibilidade de embarcar chip nos automóveis segurados para oferecer planos mais segmentados de acordo com o perfil de cada usuário.

A Carteira Digital começou a ser testada em abril por 70 funcionários. Hoje esse projeto piloto foi ampliado para clientes exclusivos e corretores. Esse trial ajudará o Bradesco Seguros a decidir, por exemplo, qual o ritmo que deverá expandir a oferta da App para outras cidades além do Rio e São Paulo, onde será lançado inicialmente. Enrique Adan, diretor de Soluções Digitais da empresa, acredita que até o final do ano será possível ter a Carteira Digital presente em mais regiões. Inclusive ampliando o ecossistema de provedores de serviços que irão aceitar o aplicativo nacionalmente para que os segurados possam utilizá-lo também quando viajarem.

O aplicativo estará disponível, inicialmente, para os sistemas operacionais iOS e Android. De acordo com Adan, uma segunda fase deverá incluir outras plataformas, como a Windows Phone. O desenvolvimento foi feito em conjunto com a Scopus, empresa que tem o Bradesco como principal acionista, inclusive com soluções de segurança e autenticação do produto.

Adan ressaltou que se trata de uma iniciativa pioneira que tem como objetivo oferecer melhor experiência, conforto, praticidade e segurança para o os usuários. E irá se concentrar nos smartphones, apesar de o aplicativo também funcionar de forma off line. “A base desses aparelhos tem crescido muito nos últimos anos”, ressaltou. Os tablets, por enquanto, também estão fora dessa primeira fase de  implantação da Carteira Digital.

Os segurados da área de saúde que optarem pela carteira digital terão, nessa etapa inicial, 10 clínicas credenciadas no Rio e em São Paulo. Para essa área, o aplicativo utilizará a leitura das informações do cliente via QR Code e token com código randômico. A gestão do QR Code está a cargo da Orizon, responsável pela integração com a rede do Bradesco.

A carteira digital é um dos projetos que resultaram do esforço dos cinco núcleos de inovação da seguradora — referentes às áreas de negócio — mais o núcleo central, que interage com outras áreas do grupo Bradesco. Já foram lançados três produtos, entre os quais uma central para atendimento específico de corretores, com informações de especialistas. Segundo Adan, há seis projetos, entre os quais a Carteira Digital, em fase de desenvolvimento e pilotos. “E pelo menos 95 ideias que estão em discussão”, afirmou.

O uso de Big Data está entre as ideias que estão sendo elaboradas, conforme o executivo. “Acho que todas as empresas estão considerando a forma como irão tratar todas os dados estruturados e não estruturados que têm acesso. O Big Data terá de simplificar a forma como enxergamos o clientes, não para torturá-lo mas para ajudar a fortalecer o relacionamento”, disse.

Outro estudo em andamento é o uso de chip nos automóveis segurados pela empresa, com uma espécie de rastreamento que possibilite o surgimento de novos planos e franquias. “Eu quase não uso meu carro, por exemplo. Mas a seguradora não tem essa informação e não tem como oferecer planos de acordo com esse perfil”, ressaltou. Todo o projeto de conectividade nos carros da Bradesco Seguros está concentrado na CABS International, empresa com sede em Curitiba.

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