Hospital do Coração investe 2,5% de sua receita em TI

Hospital do Coração investe 2,5% de sua receita em TI

O Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, investe anualmente cerca de 2,5% da sua receita em TI. Um dos recentes projetos implementados pela companhia foi a automação das informações na UTI Pediátrica e no Serviço de Internação de Cardiopedatria, com o uso de tablets, notebooks e All-in-Ones. O próximo passo será o uso do prontuário eletrônico. Cerca de 90% de sua estrutura é atendida pela Dell, o que envolve a oferta de software, hardware e serviços para a instituição.

Considerado um centro de excelência no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, o Hospital do Coração (HCor) apresenta um ambiente de TI altamente complexo para integrar e garantir a disponibilidade das informações de milhares de pacientes que passam mensalmente pelo hospital e torná-las disponíveis, em tempo real, para a equipe com cerca de 2.300 funcionários e aproximadamente 1.300 médicos credenciados. A instituição realiza anualmente cerca de 278 mil exames diagnósticos, 1,7 milhão de exames laboratoriais, 6,2 mil cirurgias, 4,2 mil procedimentos de hemodinâmica, 37,7 mil atendimentos em pronto socorro, 166,6 mil consultas ambulatoriais e cerca de 11 mil pacientes são tratados em internação.

No ambiente da nova UTI pediátrica, foram colocados carrinhos móveis, nos quais, além dos dispositivos (tablets e notebooks), estão instaladas estações de trabalho All-In-One. Isso permite que médicos e enfermeiros utilizem os terminais móveis para acessar informações clínicas dos pacientes e alimentar os prontuários. “Há uma melhor utilização do espaço e os profissionais podem dedicar-se mais tempo ao paciente, em vez de preencher formulários e confirmar prescrições no papel, como acontecia nos processos anteriores”, disse o Gerente Executivo de TI do HCor, José Lobato.

A UTI Adulto do HCor também está equipada com dispositivos móveis da Dell para que médicos e enfermeiros possam acessar, em tempo real, as informações dos pacientes. E, neste ano, o objetivo é expandir o uso de tablets e notebooks Dell para as demais UTIs do HCor e para as duas salas de cirurgia híbrida, que fazem parte do novo prédio do hospital, inaugurado em janeiro de 2014.

O Gerente Executivo de TI da HCor destacou a importância da tecnologia no inovador Centro Cirúrgico de Alta Complexidade. “A sala para procedimentos híbridos de NeuroCirurgia possui uma sala anexa de Ressonância Magnética, onde o médico terá mais precisão no procedimento e poderá recorrer a exames, caso seja necessário, durante a cirurgia, com segurança para o paciente. Esse ambiente evita deslocamentos pelos corredores do hospital e até cirurgias adicionais”, comentou Lobato. Ele acrescenta que toda essa alta tecnologia só foi possível pela infraestrutura de TI implementada pela Dell, que equipa esses ambientes e suporta a troca de dados e imagem, armazenados no data center.

Além disso, o novo Centro de Eventos e Congressos está equipado com sistemas de áudio e vídeo que vão permitir conectar as salas cirúrgicas com os auditórios e realizar videoconferências, graças ao uso de soluções de infraestrutura e conectividade.

A Dell também tem sido parceira do hospital em um ambicioso processo de expansão, que, nos últimos sete anos, resultou na inauguração de um novo edifício administrativo e de consultórios; no Hospital Dia para o Instituto do Joelho e outros procedimentos ambulatoriais; na Unidade Fetal para o monitoramento cardíaco de crianças desde a vida intrauterina; na ampliação da Cardiopediatria e da UTI Pediátrica; no novo Centro de Diagnóstico; e no novo Prédio no Campus do Paraíso, o qual conta com 38 leitos de internação, serviço de quimioterapia ambulatorial, um Centro de Eventos e Congressos e Centro Cirúrgico de Alta Complexidade, com duas salas para procedimentos híbridos.

Atualmente, a Dell mantém no HCor 1480 estações de trabalho – entre desktops, All-in-one e notebooks -, suportados por servidores blade, com armazenamento baseado nas soluções de storage Dell Compellent e serviços de implementação e suporte (ProSupport). Essa estrutura foi montada para suportar dois data centers, o principal em funcionamento no edifício central do hospital, e o outro, que serve como site recovery, instalado no novo prédio do HCor no Campus do Paraíso.

“Precisamos de uma TI de alta qualidade, ágil e eficiente, que garanta que o hospital funcione, sem parar, em todas as áreas”, afirmou o CEO do HCor, dr. Antônio Carlos Kfouri. “A tecnologia é fundamental para a excelência do desempenho de nossos profissionais no atendimento aos pacientes. E a Dell tem nos oferecido isso, não só por conta da eficiência das soluções, mas também pela qualidade da implementação, manutenção e na consultoria que oferecem”, ressaltou.

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