LAN e TAM investem mais de US$100 milhões em tecnologias digitais

LAN e TAM, companhias-membro do Grupo LATAM Airlines, investiram em 2014 mais de US$100 milhões em projetos de tecnologia que visam melhorar a experiência de viagem dos seus passageiros e otimizar as tarefas dos seus funcionários. Hoje, em Santiago, apresentaram oito soluções digitais que, segundo as duas empresas, têm como propostas redesenhar a experiência de viagem. Entre elas, a parceria com o YouTube para oferta de conteúdo e o lançamento do sistema de entretenimento sem fio LAN e TAM Entertainment que permitirá aos passageiros assistir a filmes, séries e vídeos em seus próprios smartphones, tablets e laptops.

O sistema de entretenimento estará disponível na primeira aeronave em dezembro. A expectativa é de que no prazo de 18 meses, as companhias contem com o sistema em 300 aeronaves em rotas domésticas e regionais. A partir deste mês, todos os voos nacionais e internacionais da LAN e da TAM contam com os canais mais populares do YouTube em seu sistema de entretenimento de bordo. O YouTube fornecerá às companhias o conteúdo mais popular do seu site e o manterá atualizado mensalmente. O Grupo LATAM é o segundo grupo de companhias aéreas do mundo a oferecer esse tipo de conteúdo em seus voos, o primeiro foi a Virgin America.

Dentre os projetos apresentados, LAN e TAM realizaram investimentos em aplicativos para smartphones. Isso permitiu que os passageiros de ambas as companhias pudessem administrar todas as variáveis da sua viagem por meio do aplicativo mobile da LAN e da TAM, além de contar com um cartão de embarque eletrônico. Outra novidade apresentada é o desenvolvimento de sistemas para canalizar de forma mais eficiente e manter atualizada as Informações de Voo das companhias, fornecendo aos passageiros informações sobre os seus roteiros e opções disponíveis no caso de mudanças ou alterações.

“Na LAN e na TAM, procuramos garantir que o passageiro possa utilizar seu tempo da melhor maneira possível. Estamos transformando a experiência de viagem tradicional em uma experiência móvel, mais rápida, com menos tempo de espera nos aeroportos, menor tempo entre conexões, mais opções de entretenimento de bordo e maiores informações em caso de contingência”, explicou Jerome Cadier, vice-presidente de Marketing do Grupo LATAM Airlines. “Somos uma das companhias aéreas que mais oferece serviços e soluções por meio de smartphones e tablets na América Latina”, ressaltou.

A estratégia digital da LAN e da TAM também leva em consideração a implantação de novas tecnologias que simplificam as tarefas das suas equipes. Foram lançados três projetos que preveem a implantação de tablets e softwares especificamente projetados para a gestão da informação e operação dos coordenadores de tripulação, pilotos e bases de manutenção. Com isso, as companhias esperam reduzir o tempo gasto com o processamento de dados, custos e recursos, e ainda aumentar os níveis de segurança e eficácia das operações em solo e em voo.

As companhias distribuíram mais de 2 mil tablets aos coordenadores de tripulação de bordo, por meio dos quais eles terão acesso a todas as informações pré-carregadas dos voos e poderão coletar dados-chave do serviço de bordo, equipe de trabalho e principais informações dos passageiros. O novo sistema facilita e otimiza o trabalho da tripulação de cabine, reduzindo o tempo de processamento de dados de 15 para apenas 1 dia e permite a economia de mais de 100 mil folhas de papel por mês.

A LAN e a TAM implantarão tablets de gestão da informação para pilotos em todas as suas aeronaves e simuladores, para que os tripulantes técnicos possam realizar suas tarefas da maneira mais eficiente. Os dispositivos eletrônicos contam com um software criado para substituir o material impresso de referência que o piloto carrega em sua bagagem de voo. Esse material inclui manuais e certificados de voo, aplicativos para cálculo do desempenho operacional e cartas de navegação de bordo em formato digital.

Com isso, o Grupo LATAM passa a ser o primeiro grupo de companhias aéreas da América Latina a disponibilizar um Electronic Flight Bag (EFB) dessa magnitude de software, hardware e documentação digital na cabine de comando, disponível para as tripulações técnicas. A implantação dos tablets LAN e TAM está em processo de aprovação pelas respectivas autoridades locais e é prevista para o primeiro semestre de 2015.

Dentre os principais benefícios do projeto, destacam-se a diminuição do volume de papel a bordo (uma mala de quase 40kg), promovendo importante economia de combustível e melhora da experiência de voo dos pilotos, que passam a dispor de mais informações sobre a situação do voo e uma navegação mais eficiente. Além disso, o projeto permite a redução do tempo de atualização de informações de duas semanas para dois dias, além de liberar espaço na cabine de comando.

As unidades de carga LAN e TAM também estão desenvolvendo um plano de investimentos em sistemas que chega a US$ 25 milhões em soluções digitais para seus clientes. Um desses projetos é o desenvolvimento do e-AWB, que consiste em substituir as instruções de papel por uma mensagem eletrônica contendo as informações de embarque. A meta da companhia é contar com 41% das instruções transmitidas eletronicamente até dezembro de 2015.

Outras ferramentas de e-Business das unidades de carga das companhias são o e-Freight, e-Tracking, e-Booking e o serviço de mensagens. O principal objetivo da utilização dessas ferramentas é aumentar o nível de eficiência, integração e automatização da comunicação e informação da situação dos embarques.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.