Amdocs lança plataforma de serviços financeiros móveis com foco em não bancarizados

Amdocs lança plataforma de serviços financeiros móveis com foco em não bancarizados

A Amdocs lançou uma solução completa de serviços financeiros móveis que poderá permitir transações para a população sem conta bancária ou com pouco acesso a bancos. O Amdocs Mobile Financial Services entra no mercado com um grande case mundial que surgiu da parceria com a companhia indiana Triotech que vai
possibilitar ao State Bank of India e à operadora de rede do setor público BSNL atender a 75 milhões de famílias no mercado indiano, incluindo um grande número em áreas rurais. Baseada na tecnologia desenvolvida pela Utiba, empresa adquirida em março pela companhia, a plataforma também permite avançar em novos serviços e transações para os clientes bancarizados.

Nelson Wang, vice-presidente Regional de Negócios da Amdocs para CALA (América Latina e Caribe), está otimista quanto à expansão da plataforma no Brasil. Segundo o executivo, há perspectivas de que até 2018 o mercado de transações financeiras móveis atinja no país 80 milhões de usuários no total, entre os que possuem contas bancárias e os não bancarizados. “Há um potencial muito grande, principalmente quando falamos de um país que quase metade da população ativa não possui conta bancária e com uma base de mais de 270 milhões de celulares”, observou. O mesmo interesse, na sua avaliação, pode ser replicado em outros países da América Latina.

Na sua avaliação, o ponto forte do Amdocs Mobile Financial Services é o fato de ser uma plataforma abrangente que suporta todas as fases de transações no ecossistema de serviços financeiros, envolvendo vários parceiros de negócios. Ela também combina um conjunto dedicado de serviços de TI e aceleradores de negócios que facilita às operadoras e instituições bancárias lançarem serviços mais rapidamente. Tendo como base a tecnologia da Utiba,a Amdocs acrescentou um conjunto de serviços e deu flexibilidade para implantar a solução em nuvens privadas públicas ou hospedá-la em um centro de dados da companhia.

Para Wang, essa abrangência da plataforma da Amdocs possibilitou um amplo espectro de serviços gerados em uma única solução que é superior ao que existe no mercado hoje. O sistema conta com uma carteira virtual que pode centralizar os ativos financeiros e comerciais do cliente e além disso pelo sistema da empresa podem ser efetuadas, por exemplo, transações de m-commerce, de aquisições de serviços, como seguros, de pagamento de contas e aquisições de tickets, transferência de dinheiro no sistema P2P (peer-to-peer), programas de fidelidade ou mesmo compra de recarga do celular pelo próprio dispositivo. “Até os pagamentos de benefícios sociais podem ser contemplados nessa solução”, ressaltou.

Mundialmente, a Amdocs está de olho em um mercado que envolve 2,5 bilhões de pessoas que não possuem contas bancárias das quais aproximadente 1,7 bilhão possui telefone celular. “Isso representa uma grande oportunidade de mercado para operadoras, assim como para bancos, que não termina com a inclusão financeira das pessoas sem conta bancária. A comodidade e rapidez dos serviços financeiros móveis são atraentes para todos”, disse Patrick McGrory, presidente da Divisão para Ofertas Emergentes da Amdocs.

Na Índia, a Amdocs irá trabalhar com o maior banco (SBI) e a maior prestadora de serviços (BSNL) do setor público. De acordo com a empresa, a solução permitirá apoiar um ecossistema estendido com múltiplos comerciantes e correspondentes de negócios, como empresas de cartões de crédito, fornecedores de serviços públicos e empresas. A Triotech fará o gerenciamento geral do projeto, incluindo o desenvolvimento do cliente final e a aplicação e o portal de varejo, gestão de canais de varejo e serviços Tier 1 e 2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.