Hospital Bartira, de Santo André, implementa novo data center

Hospital Bartira, de Santo André, implementa novo data center

A necessidade de adotar um novo sistema de gestão hospitalar foi o que levou o Hospital e Maternidade Bartira, localizado em Santo André (SP), a investir na modernização de todo o ambiente de TI. O projeto foi abrangente e resultou na implementação de um novo data center que deve suportar a demanda de processamento dos próximos dois anos. Mesmo assim, a instituição estuda a ampliação de storage este ano para suportar a crescente necessidade de armazenamento gerada pelo sistema de prontuário eletrônico. Os parceiros do hospital nesse processo foram a Dell e a integradora Blue Solutions.

A ideia de reformular todo o parque de TI do hospital nasceu depois da constatação de que o ambiente antigo não suportaria o novo ERP (sistema de gestão empresarial) hospitalar, com a disponibilidade e a performance necessárias. “Trata-se de um sistema de missão crítica, que precisa ser acessado pelos médicos 24 horas por dia, sete dias por semana, sem interrupção. Por conta disso, um ponto fundamental era ter uma infraestrutura estável”, comentou Eduardo da Costa e Silva, Gerente de TI do Hospital e Maternidade Bartira.

Segundo o executivo, após identificar a necessidade de adequar o ambiente de TI para suportar o novo sistema, a instituição buscou parceiros que tivessem condições de implementar o projeto com a rapidez e a qualidade ideais. A Blue Solutions que, em conjunto com a Dell, desenhou todo o projeto, que abrangeu desde a consolidação e modernização do data center até a troca dos desktops utilizados no hospital.

O projeto, implementado em apenas três meses, incluiu a construção de uma nova área para o data center, com piso elevado, refrigeração e toda a infraestrutura específica para suportar o novo ambiente. “Começamos uma nova estrutura do zero, incluindo o cabeamento, 400 pontos de rede e switches”, disse o Gerente de TI. Além disso, o hospital optou por migrar os servidores físicos para equipamentos virtualizados.

A nova estrutura contempla cinco servidores Dell PowerEdge R620: três deles voltados para a operação do hospital – que inclui o sistema de gestão, file server, active directory, ferramenta de monitoramento, firewall, autenticação de rede e sistemas legados –, um dedicado ao banco de dados Oracle e um específico para o backup do ambiente virtual. A Dell também forneceu o storage EqualLogic 4100, que oferece uma capacidade de armazenamento de 7,3 TB ao hospital. O projeto inclui ainda switches core Dell PowerConnect 6224 e switches de borda Dell PowerConnect 5224 e 5248.

Além do storage, o hospital pretende também expandir a infraestrutura de virtualização e agregar novas funcionalidades, como uso de VoIP (Voz sobre IP), expandir o prontuário eletrônico para áreas que hoje não são atendidas e utilizar novos módulos do sistema de gestão.”Com esse novo ambiente, o Hospital Bartira está preparado para suportar novas demandas que forem surgindo com o crescimento da operação”, observou Costa e Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.