Paquetá Calçados  quer mais eficiência para ampliar vendas e reduzir estoques

Paquetá Calçados quer mais eficiência para ampliar vendas e reduzir estoques

A Paquetá Calçados, produtora de 12 milhões de calçados ao ano, vem ampliando suas operações no varejo e busca expandir sua eficiência por meio de soluções tecnológicas. O objetivo é gerar expansão de vendas, melhoria das margens e redução de estoque. Como esse esforço requer controles diferenciados em relação à operação de produção de calçados, a empresa decidiu investir em infraestrutura e modernização dos processos, sob a liderança da área de Tecnologia da Informação. Recentemente iniciou uma série de aquisições e aperfeiçoamentos em seu processo interno, resultando no faturamento de US$1 bilhão em 2014, sendo mais de 50% proveniente do varejo.

O projeto de modernização da TI para a área de varejo está dividido em três etapas e deve ser concluído em junho de 2015. Quando todas as soluções estiverem em operação, a Paquetá espera crescer em vendas e reduzir em 9% o tempo de estoque. A empresa optou pelos produtos Oracle Retail para apoiá-la em todo o processo de expansão.

“Os sistemas legados não atendiam à demanda do crescimento dos negócios, especialmente no varejo, que vem crescendo significativamente. Nosso foco era o negócio, não apenas na TI. Buscamos, então, uma solução moderna e de classe mundial, para apoiar nosso plano de crescimento”, comentou Jorge Nitschke – Gestor Tecnologia da Informação.

A primeira fase do projeto terminou em setembro de 2014, com o início da operação do Oracle Retail Merchandise Financial Planning, que permite à Paquetá maior assertividade no planejamento, encurtando os ciclos e possibilitando planejamento detalhado e frequente, o que orienta a compra e a distribuição de mercadoria nas lojas. Com acompanhamento dos resultados, a solução também ajuda na decisão de possíveis ajustes para que se alcance as metas.

“Na fase inicial, já pudemos acessar informações mais confiáveis, que permitem que o planner e o comprador reúnam-se semanalmente para analisar o desempenho de cada categoria e classe de produto”, ressaltou Eduardo Rodrigues Pereira – Gerente de Planejamento e Custos.

Com os resultados já obtidos após a primeira fase do projeto, a Paquetá se prepara para as próximas etapas. Ainda em janeiro entra em operação o Oracle Retail Clearance Optimization Engine, que contribuiu para o ajuste de preços dos estoques. O projeto será concluído em junho, com a implementação do Oracle Retail Assortment Planning and Size Profile Optimization, que promove o alinhamento do mix de produtos.

Fundada em 1945, no Rio Grande do Sul, como fabricante de calçados, a Paquetá hoje é também um importante player no varejo, com mais de 350 lojas espalhadas por 60 cidades do Brasil com a marca Paquetá, Esposende, Gaston, ou Paquetá Esportes. O mix de produtos do grupo inclui ainda as marcas Lilly’s Closet, Atelier Mix, Ortopé e – no mercado luxo – Capodarte e Dumond.

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