Windows 10 chega com novo navegador, assistente pessoal para PC e hologramas

Windows 10 chega com novo navegador, assistente pessoal para PC e hologramas

A Microsoft apresentou nesta quarta-feira uma nova geração do seu sistema operacional, o Windows 10, que será fornecido como serviço e cujo upgrade das versões 7, 8.1 e Windows Phone 8.1 terá gratuidade de um ano. Com esse lançamento, a empresa unifica o sistema operacional para PCs, smartphones, tablets e ainda para o videogame Xbox One. As novidades envolvem também um novo navegador, o Project Spartan, que substitui o Internet Explorer tendo como foco a interoperabilidade, leva para o desktops e tablets o Cortana, assistente pessoal presente nos smartphones, e ainda promete um conjunto de APIs para desenvolvedores trabalharem em cima de soluções holográficas comportadas pelo novo sistema. Para mostrar como isso funcionará, a companhia mostrou o Microsoft Hololens, o novo modelo de óculos que permite ao usuário ver em 3D, além do sistema de visão Windows Holographic.

O Windows 10 traz novas versões do Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook que foram criadas do zero para serem executadas na nova versão por meio do toque na tela. Com os recursos usuais do Office é possível criar e editar documentos em Word com facilidade. Novos recursos de escrita à tinta no PowerPoint permitem que as pessoas façam anotações em slides em tempo real e os novos controles de toque no Excel facilitam a criação e a atualização de planilhas sem teclado ou mouse. A próxima versão do Office para desktop também está em desenvolvimento e a Microsoft terá mais informações a divulgar nos próximos meses.

“O Windows 10 marca o início de uma era de computação mais pessoal no mundo em que os dispositivos móveis e a nuvem ocupam lugar de destaque”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Nossa ambição é que 1,5 bilhão de pessoas que usam o Windows hoje se apaixonem pelo Windows 10 e que mais outros bilhões decidam usar o Windows, ”, completou.

A assistente digital pessoal Cortana, que estreou no ano passado no Windows Phone, agora também estará disponível nos computadores e tablets Windows 10 para ajudar o usuário em suas tarefas do dia a dia.2 Cortana é uma auxiliar pessoal que consegue assimilar as preferências do usuário para que possa fazer recomendações relevantes, proporcionar acesso rápido a informação e enviar lembretes importantes, inclusive destacando o que é mais relevante. A interação é natural e fácil, por meio da fala ou da digitação, além de oferecer recursos avançados para que ofereça o máximo de de transparência e confiabilidade possíveis.

O Windows 10 apresentará o novo navegador da Microsoft, apelidado “Project Spartan”. Entre alguns de seus recursos mais avançados estão a capacidade de anotar com o teclado ou caneta diretamente na página da web e compartilhar facilmente com amigos; modo de visualização da leitura sem distrações, que exibe o artigo em layout simplificado para proporcionar uma nova experiência de leitura de artigos da web online e offline; e, por último, a integração da Cortana para localizar e fazer atividades online com maior rapidez. Tudo isso é oferecido com um novo visual, desenvolvido apenas para o Windows 10.

Outra novidade envolve o Sequential Mode. Em dispositivos 2 em 1, o Windows 10 passará facilmente entre teclado, mouse, toque e tablet. À medida em que detecta a transição, muda para o novo modo. O Windows 10 oferecerá ainda novos aplicativos de experiência, consistentes na sequência de dispositivos, para fotos, vídeos, música, mapas, pessoas e mensagens, correspondência e calendário. Esses apps integrados têm design atualizado e uniformidade de app para app e de dispositivo para dispositivo. O conteúdo é armazenado e sincronizado por meio do OneDrive, e isso permite iniciar uma tarefa em um dispositivo e continuá-la em outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.