CPqD vai utilizar solução própria para reduzir 30% o consumo de energia

Atingir 30% de redução no consumo per capita de energia elétrica em 2015. Essa é uma das metas na área de sustentabilidade estipuladas pelo CPqD neste ano – em que a crise no abastecimento de água e de energia continua sendo uma preocupação para empresas dos mais diversos setores em todo o país. Para alcançar essa meta, a organização conta com a ajuda de uma ferramenta poderosa, desenvolvida por sua equipe de especialistas e que também está disponível para outras empresas: a solução CPqD Gestão de Gastos de Energia Elétrica e Água.

Implantada no ano passado no Pólis de Tecnologia – parque tecnológico que abriga 18 empresas, além do próprio CPqD -, a solução é uma combinação de recursos que incluem ferramenta de software, metodologia e serviços profissionais especializados, concebidos com o objetivo de dar mais eficiência à gestão do uso de energia e de água nas corporações. “Essa combinação é muito importante, uma vez que o uso da ferramenta deve ser acompanhado da implantação de um processo de controle e gestão, que leva à eficiência no consumo de água e energia elétrica”, explica Alexandre Medeiros, responsável pelo produto no CPqD. “É essa gestão eficiente dos recursos que torna a empresa sustentável ao longo do tempo”, acrescenta.

A solução do CPqD vem ajudando diversas empresas a alcançar bons resultados em termos de redução no consumo de energia e de água. É indicada, principalmente, para grandes corporações que possuem muitas unidades consumidoras (prédios, filiais, agências, etc.)  espalhadas por pontos diferentes da mesma cidade ou do país. O Bradesco, por exemplo, que utiliza essa solução desde 2008, conquistou o Prêmio e-Finance (da revista Executivos Financeiros) na categoria Sustentabilidade, graças aos resultados obtidos.

No caso do Pólis de Tecnologia, a solução do CPqD vem sendo usada na gestão de gastos de energia elétrica em 46 prédios – do próprio Centro e de outras empresas instaladas nesse parque tecnológico – e, também, na gestão do consumo de água em 37 prédios. “Colocamos medidores inteligentes nesses prédios, que fornecem informações sobre o consumo de cada um”, diz Medeiros. “Essas informações são inseridas na ferramenta de software, que permite visualizar de forma mais clara e online o desempenho de cada unidade consumidora, sua posição em relação às metas estabelecidas pela empresa e a economia obtida com ações de eficiência energética ou de redução no consumo da água.”

A sugestão dessas ações faz parte dos serviços profissionais oferecidos pela solução CPqD Gestão de Gastos de Energia Elétrica e Água. Esses serviços também incluem a avaliação e o controle de toda a gestão nessas áreas – inclusive negociações de contratos com as concessionárias de energia e de água -, apoio a ações de marketing e campanhas junto aos colaboradores e até serviços técnicos de avaliação do estado de degradação de bancos de baterias (utilizados para armazenar energia).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.