29% dos ataques de pishing querem dados bancários

29% dos ataques de pishing querem dados bancários

O estudo da Kaspersky Lab intitulado “Ameaças Cibernéticas Financeiras de 2014” revela que 28,8% dos ataques de phishing em 2014 foram destinados a roubar dados financeiros dos usuários. Para executar ataques bem-sucedidos, os cibercriminosos têm mudado o foco dos ataques de empresas financeiras para sistemas de pagamento e sites de compras online. Nomes de bancos conhecidos foram usados por cibercriminosos em 16,3% dos ataques; em 2013, o nível de phishing bancário foi de 22,2%.

Na categoria ‘sistemas de pagamento’, os cibercriminosos têm focado principalmente em roubar dados de usuários de cartões Visa (31,02% das detecções), PayPal (30,03%) e American Express (24,6%). Ao mesmo tempo, em 2014 detecções phishing em páginas que mencionavam PayPal cairam 14,09% em comparação a 2013. Nomes de sites de compras online conhecidos foram utilizados em 7,3% dos ataques (6,5% em 2013); em 5,1% dos casos, as tecnologias de proteção da Kaspersky Lab detectaram páginas de phishing que mencionavam sistemas de pagamento, 2,4% a mais do que em 2013.

A proporção de phishing financeiro detectado em sistemas Mac aumentou cerca de 9,6% em relação ao ano anterior, o que representa 48,5% de todos os casos em que o componente anti-phishing de produtos de segurança Kaspersky Lab para Mac OS X foi ativado.

Phishing é um tipo de fraude na Internet que é usada por cibercriminosos para atrair os usuários a fornecerem voluntariamente seus dados (nomes de usuários, senhas de contas e outras informações pessoais) através da criação de sites falsos que imitam recursos online populares.

No ano passado, a proporção de todos os ataques de phishing financeiros caiu 2,7% em relação a 2013, principalmente devido a uma diminuição do nível de phishing bancário. Ao mesmo tempo, foram proporcionalmente mais phishings focados em outras categorias financeiras.

A Amazon continua a ser a marca mais atacada na categoria de ‘Shopping Online’ – 31,7% dos ataques nesta categoria usam phishing de páginas que mencionam Amazon. No entanto, foram 29,41% menos menções do que no ano anterior.

“O aumento de phishing financeiro nos anos anteriores fez com que as marcas que eram utilizadas como isca tomassem medidas para acabar com o problema. Isto levou a redução dos níveis de phishing que usavam as maiores marcas. No entanto, os criminosos começaram a atacar novos “mercados”. Por exemplo, em 2014, vimos um grande número de golpes de phishing com base em sites de venda de passagens aéreas, um alvo que não costumava ser muito afetado”, disse Nadezhda Demidova, Analista de Conteúdo de Web da Kaspersky Lab.

Os especialistas da Kaspersky Lab também têm visto um aumento na proporção de ataques de phishing contra os usuários de Mac OS X. Em geral, cerca de 48,5% de todos os ataques de phishing detectados em computadores com produtos de segurança da Kaspersky Lab para Mac foram projetados para roubar dados financeiros. Os bancos foram mencionados em 29% dos ataques, sistemas de pagamento em 11,21% e sites de compras online em 8,32% dos ataques.

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