Alexander Black, a loja-conceito do futuro do varejo em Milão

Alexander Black, a loja-conceito do futuro do varejo em Milão

A BT acaba de abrir uma loja-conceito em Milão que permite aos varejistas entender como a tecnologia pode ser utilizada criativamente para transformar radicalmente a experiência de compra in loco. Concebida como uma loja real, da marca fictícia “Alexander Black”, ela apresenta mais de 40 tecnologias inovadoras que possibilitam uma experiência personalizada aos clientes que realizam suas compras em lojas tradicionais. A loja Alexander Black de Milão foi inaugurada seis meses depois da primeira loja da marca, em Nova York.

A Alexander Black também mostra como a experiência na loja física pode ser perfeitamente integrada às plataformas on-line e móveis de serviços de atendimento ao cliente. Ela ainda permite entender como tecnologias de RFID (Radio-Frequency Identification), NFC (Near Field Communication), BLE (Bluetooth Low Energy), beacons e Wi-Fi podem transformar a experiência de compras dentro das lojas.

Segundo a BT, a loja-conceito oferece demonstrações em tempo real de soluções da empresa que reforçam o engajamento do cliente propiciando uma nova experiência dentro da loja; aprimoram as operações do varejista no interior da loja e apoiam sua estratégia de “omni-channel”; possibilitam aos vendedores do espaço uma real visibilidade do estoque, em todos os canais e em toda a cadeia global de fornecimento; permitem à equipe rápido acesso a informações sobre produtos e clientes; oferecem ferramentas inovadoras para checar a autenticidade do produto e identificar bens falsificados; tornam todas essas soluções acessíveis por meio de dispositivos móveis gerenciados; e fornecem à loja soluções de segurança, como videovigilância e sistemas antirroubo, além de auxiliar no gerenciamento do fluxo de caixa.

“As lojas tradicionais estão sendo desafiadas pelas profundas mudanças em relação às expectativas dos clientes, geradas pelo crescimento das compras on-line”, observou Hubertus von Roenne, Vice President, Global Industry Practices, BT. Na sua avaliação, os varejistas bem-sucedidos precisam orquestrar novas tecnologias de forma criativa, bem como mesclar os mundos digital e físico, para que seus clientes desfrutem de uma excelente experiência, independentemente de como e onde eles fazem suas compras.

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