Facebook inaugura Laboratório de Inovação em Heliópolis

Facebook inaugura Laboratório de Inovação em Heliópolis

O Facebook inaugurou hoje seu primeiro laboratório de inovação na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. A iniciativa faz parte do projeto ‘Facebook na Comunidade’, que visa levar capacitação sobre a plataforma, empreendedorismo e marketing digital para comunidades brasileiras. O espaço conta com 15 computadores que poderão ser utilizados pelos interessados no curso oferecido pelo Facebook, em parceria com o Sebrae e o IAB Brasil. O laboratório é vitalício para a comunidade e também terá utilização livre quando não houver aulas de capacitação. A iniciativa se tornou possível por conta de uma parceria entre o Facebook e a UNAS, associação dos moradores de Heliópolis. Além do espaço, o projeto também conta com seis multiplicadores de conhecimento, residentes de Heliópolis, que levarão informações sobre Facebook e empreendedorismo para os comerciantes da comunidade que não puderem frequentar as aulas.

“Este é o pontapé inicial para colocarmos em prática o nosso projeto de capacitação nas comunidades brasileiras. A partir da experiência que tivermos na região, nossa intenção é estimular o empreendedorismo em outras localidades no Brasil”, observou Patrick Hruby, diretor geral para Micro e Pequenas Empresas do Facebook para América Latina. O ‘Facebook na Comunidade’ faz parte do programa ‘Facebook para Empreendedores”, primeira iniciativa da empresa no mundo, que trabalha o empreendedorismo em quatro pilares: comunidades, jovens, startups e orientação para negócios

De acordo com pesquisa realizada pelo Facebook no local, atualmente quase 90% da população de Heliópolis usa a plataforma. Embora a comunidade seja muito ativa, com mais de 5 mil comerciantes locais, 86% deles ainda não têm uma página e ainda não descobriram como podem aumentar seus negócios por meio da rede social. Cleide Alves, presidente da UNAS, acredita que a parceria contribui para desenvolvimento local por meio do fortalecimento de negócios locais com a formação de pequenos empreendedores.

Além das aulas ‘Facebook para Negócios’, fazem parte do curso oferecido palestras sobre empreendedorismo, que serão feitas pelo Sebrae e abordarão temas como finanças e gestão. “Existe uma enorme demanda de consumo nas comunidades brasileiras que deverá ser atendida que pode e deve ser atendida por empreendedores locais”, comentou Luiz Barretto, presidente do Sebrae Nacional.

Marketing digital também é outra temática que está na grade do curso, que será ministrada pelo IAB Brasil. “Marketing digital é uma vertente importante em qualquer negócio, independentemente do tamanho da empresa e recursos. Temos diversas ferramentas gratuitas no mercado e basta usar uma estratégia bem elaborada que o empreendedor com certeza terá um resultado expressivo. Queremos dar oportunidade às pessoas interessadas no assunto de se especializarem e, assim, terem a possibilidade de usar técnicas de marketing digital para expandirem seus negócios e crescerem junto com o mercado.” ressaltou Alexandre Neves, gerente de marketing do IAB Brasil.

O evento de abertura do laboratório contou com a presença de Aldo Rebelo, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação; Roberto Agune, coordenador de Inovação em Governo da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo; Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo; e Virgílio Almeida, Secretário de Política de Informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.