Samsung vai disputar pagamentos móveis com Apple e Google

Samsung vai disputar pagamentos móveis com Apple e Google

O aguardado lançamento dos novos modelos de smartphones da Samsung, o Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge, feito ontem em Barcelona durante o Mobile World Congress 2015, também marcou a entrada da gigante coreana na disputa do mercado de pagamento móveis passando a enfrentar seus rivais Apple e Google. Em parceria com a Visa e Mastercard e utilizando tecnologia da recém adquirida LoopPay, ela apresentou o Samsung Pay que apresenta mais flexibilidade de leitura do que seus concorrentes. Apesar de já equipar os dois modelos, a nova plataforma só será acionada no segundo semestre — inicialmente nos Estados Unidos — e a empresa garante ter potencial para começar a operar com cerca de 30 milhões de estabelecimentos comerciais.

A Samsung informou que sua solução “será compatível com mais locais do que qualquer outra oferta concorrente em um único aplicativo”. De acordo com a empresa, o Samsung Pay funciona com tecnologia Near Field Communication (NFC) e Magnetic Secure Transmission (MST) para que ele seja agnóstico para dispositivos, comerciantes e emissores do cartão.

A tecnologia MST passou a compor o portfolio da Samsung no mês passado com a aquisição da LoopPay. Por meio desse sistema é introduzido um dispositivo no aparelho que gera campos magnéticos e simula o “swipe” da passagem do cartão de crédito do leitor tradicional. Com isso, a companhia acredita que ganhe alcance e penetração no comércio e dependa menos dos leitores de NFC que, segundo a empresa, ainda estão presente em apenas 10% da rede de varejo nos Estados Unidos.

A Samsung também informou que o sistema é protegido pela Samsung Knox, com digitalização de impressões digitais e uso avançado de token que substitui o armazenamento de dados nos cartões. Segundo a MasterCard, na leitura de seus cartões o Galaxy S6 vai oferecer a segurança avançada e os benefícios da mais recente tecnologia de tokens da empresa. Da mesma forma, a Visa informou que o Samsung Pay será suportado pelo Visa Token Service. A coreana negocia com outros bancos para aderirem à sua plataforma de pagamentos móveis. Mas apesar de adesão das instituições financeiras, seu ponto forte será a capilaridade no comércio.

O mercado de pagamentos móveis ganhou mais força em outubro quando a Apple lançou o Apple Pay. De acordo com o presidente da companhia, Tim Cook, nas primeiras 72 horas foram ativados um milhão de acessos. Mas nessas primeiras horas também ocorreram alguns problemas como cobrança dupla em algumas contas. De qualquer forma, o sistema tem conquistado mercado e preocupado o Google, que lançou em 2011 o Google Wallet mas não tem conseguido atingir seus objetivos. A empresa tenta reavivar o serviço com novos acordos comerciais ao mesmo tempo que há rumor de que estaria testando um novo sistema de mobile payment.

Galaxy S6

Os dois modelos da família Galaxy S6 chegam em abril em 20 países selecionados. O Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge são finos (6.8 mm/7.0mm Edge) e leves (138g /132g Edge) integram a tecnologia core de ponta mais avançada da Samsung disponível atualmente.  Os smartphones contam com o primeiro processador móvel de 14nm do mundo com plataforma de 64 bits, com  o novo sistema de memória LPDDR4 e a memória flash UFS 2.0. Além disso, o primeiro hardware do mundo 1440p / VP9 baseado em codec permite aos usuários  alta resolução de streaming de vídeo, utilizando menos energia. A tela de 5.1 polegadas Quad HD Super AMOLED oferece aos usuários a mais alta densidade de pixels de 577ppi.

Os modelos estão equipados com câmeras na parte posterior e frontal, lente F1.9 e  sensores de alta resolução na parte frontal (5MP) e posterior (16MP) das câmeras. O Auto Real-time High Dynamic Range (HDR), Smart Optical Image Stabilization (OIS) e IR Detect White Balance oferecem sensibilidades avançada à luz e soluções para câmera mais nítidas. E o novo recurso “Quick Launch” dá aos usuários acesso rápido e direto para a câmera a partir de qualquer tela em apenas 0,7 segundos, bastando um duplo clique no botão da tecla inicial.

A bateria é embutida e certificada pelo WPC e PMA e os dispositivos funcionam com qualquer pad sem fio disponível no mercado que suporta os padrões WPC e PMA. Segundo a empresa, o carregamento com fio é 1,5 vezes mais rápido que o Galaxy S5, fornecendo cerca de 4 horas de uso depois de apenas 10 minutos de carga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.