Dassault adquire a Modelon GmbH

A Dassault Systèmes anunciou a aquisição da Modelon GmbH, empresa especializada em conteúdos “ready-to-experience” que permitem a  modelagem e simulação de sistemas estratégicos de transformação de indústrias de transporte e mobilidade. Com essa operação, a companhia reforça seu portfólio de conteúdos, aplicativos e serviços e se posiciona melhor na produção de tecnologias para os carros elétricos conectados de próxima geração.

Segundo a Dassault, no contexto da Internet das Coisas, objetos inteligentes e conectados, como sistemas de direção autônomos, estão modificando profundamente o modo de vida dos consumidores, ainda que seus sistemas interconectados devam funcionar juntos, sem obstáculos. A eletrônica deverá responder por 50% dos custos de desenvolvimento de veículos em 2030, e há previsões de que o número de automóveis elétricos em todo o mundo atinja 12 milhões em 2021. A engenharia de sistemas por modelos é uma faceta importante para definir, imaginar e moldar produtos virtuais e experiências dos usuários que imitem experiências futuras no mundo real.

Os conteúdos modulares, reutilizáveis e multifísicos próprios da Modelon GmbH, baseados na linguagem de modelagem de padrão aberto Modelica, permitem a entrega de maquetes funcionais, transformando, assim, a engenharia e a experimentação de veículos conectados. Em todo o portfólio da Modelon GmbH, que vai desde o armazenamento até a distribuição da energia elétrica, é possível apresentar um quadro unificado da complexa interação e do desempenho de subsistemas de produtos. Isso ocorre em todo o processo de design e durante operações ideais de sistemas, acelerando o desenvolvimento virtual de produtos e garantindo a relevância e a qualidade dos projetos nos setores de transporte e mobilidade.

A Dassault aposta que com sua tecnologia Dymola e com os conteúdos e a ajuda da Modelon GmbH em projetos de serviços de alto valor agregado, aumentou muito a eficiência na produção de tecnologias revolucionárias dos carros elétricos da próxima geração, como o BMW i3 e i8, ou os carros híbridos.

“Desde 2009, nossas soluções industriais testadas e aprovadas pelo mercado têm implementado os últimos avanços em ferramentas e padrões Modelica e, como resultado, viabilizaram importantes marcos da indústria”, garantiu Johannes Gerl, CEO da Modelon GmbH. “Como parte da Dassault Systèmes, nós podemos ampliar o alcance e o impacto dos nossos recursos para inspirar o desenvolvimento de produtos elétricos e ecológicos que serão os símbolos do brilhante futuro da engenharia de sistemas por experiência.”

“Damos as boas-vindas à equipe de especialistas da Modelon GmbH e às suas soluções testadas e aprovadas pelo mercado na nossa missão de demonstrar o poder transformador dos universos 3D”, afirmou Bernard Charlès, Presidente e CEO da Dassault Systèmes. “Com a nossa plataforma 3DEXPERIENCE e um ecossistema sólido e crescente de parceiros de conteúdo, estamos agora procurando repetir o sucesso da Modelon GmbH em outros setores de atividade, entre eles o aeroespacial, de energia, de processos e serviços públicos, e de construção.”, completou.

A Dassault Systèmes apoia há muito tempo o uso da linguagem de modelagem Modelica na engenharia de sistemas complexos no centro da marca principal da empresa, a CATIA.  A compra da Modelon GmbH marca o passo mais recente no reforço do compromisso para projetar produtos inteligentes na era da experiência, após as aquisições das soluções de desenvolvimento de sistemas incorporados Geensoft, em 2010, e das soluções de modelagem e simulação da Dynasim, com base na Modelica, em 2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.