Pequenas e médias empresas, o próximo round do mundo ERP

Pequenas e médias empresas, o próximo round do mundo ERP

O mercado de sistemas integrados de gestão continua concentrado nas mãos de três empresas, a TOTVs, a líder, seguida da SAP e Oracle. De acordo com a 26º Pesquisa Anual da FGV/EAESP, juntas elas respondem por 82% desse segmento. As posições de cada uma tiveram pouca alteração para o resultado do ano anterior, mas já há sinais de onde se dará a disputa mais acirrada nos próximos anos: as pequenas e médias empresas.

Para Fernando Meirelles, professor da FGV e coordenador da pesquisa, há um movimento importante com a estratégia da SAP, líder no mercado de grandes empresas, de conquistar parte dos contratos das empresas de menor porte. “Ao contrário da Oracle, que tem um portfolio mais amplo de produtos, a SAP tem o ERP como sua principal força e para avançar precisa de novos mercados”, comentou. Nas PMEs, a predominância da TOTVs está muito ligada às fusões e aquisições realizadas pela empresa. “Até agora não aconteceram muitos divórcios em ERP e acredito que demore um pouco mais para ocorrer. Mas vai acontecer, com certeza”, observou.

Segundo a pesquisa, no total da amostra de empresas usando sistemas integrados de gestão, a TOTVs detém market share de 36%, em seguida vem a SAP com 30%, a Oracle, com 16%, e a Infor que havia saído do ranking na edição anterior retornou ao quadro com 5%. Quando se relaciona as companhias com até 170 teclados, a cota de mercado da TOTVs sobe para 51%, a da SAP fica em 10% e a da Oracle em 9%.

No perfil de empresa de 171 a 700 teclados, a ToTVs fica com 40%, a SAP com 25% e a Oracle com 17%. A situação se inverte quando o ranking é acima de 700 teclados, onde a SAP registra um market share de 51%, a Oracle em segundo lugar com 21% e a Totvs com 20%. É justamente nesse segmento que a Infor faz a sua melhor marca, com 6%.

Apesar da disputa acirrada em ERP, Meirelles ressaltou que é a área de inteligência analítica (BI + CRM) que é responsável por parte significativa dos lucros de grandes fabricantes, com um ranking que começa pela SAP, e traz em seguida, na ordem de participação de mercado, a Oracle, TOTVs, Microsoft e IBM. Juntas, essas companhias concentram 83% desse segmento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.