Tableau apresenta nova versão do software de análise visuais de dados

Tableau apresenta nova versão do software de análise visuais de dados

A Tableau Software anunciou esta semana o lançamento global do Tableau 9.0, versão aprimorada do software de análises visuais de dados. No Brasil, a empresa realizou road shows no Rio de Janeiro e São Paulo para apresentar as novas funcionalidades. Na América Latina, a empresa cresceu 120% e o Brasil foi o segundo país em adoção da plataforma da empresa, atrás apenas do Japão.

A empresa foi criada, em 2003, a partir de um projeto na Universidade de Stanford para entender e facilitar a visualização e compreensão de grandes quantidades de dados. No ano passado, obteve globalmente uma receita de US$ 913 milhões. No Brasil, estão na sua lista de clientes o Banco Itaú, a Oi, a Rede Bandeirantes e o  sistema Disque Denúncia.

No Tableau 9.0, o foco foi desenvolver novos recursos que permitissem aprimorar o fluxo criativo. Entre eles, se destacam a preparação automática dos dados, a análise em fluxo contínuo e mapas inteligentes. Na nova versão, o interpretador de dados organiza planilhas automaticamente e ela foi criada para possibilitar que os usuários analisem dados sem interromper o fluxo de pensamento. É possível, por exemplo, escrever cálculos diretamente na tela e ver os dados serem atualizados imediatamente. Já os mapas estão mais responsivos e rápidos e também permitem a pesquisa geográfica e a seleção por laço de formas irregulares.

Segundo a empresa, o Tableau Server e o Tableau Online foram recriados do zero para oferecer uma plataforma mais escalável, extensível e rápida. As pastas de trabalho do Tableau 9.0 contam com novas tecnologias como consultas paralelas, fusão de consultas, vetorização e caches de consulta mais inteligentes.

“Desde o início, o Tableau foi criado para ajudar as pessoas a continuarem envolvidas em seus fluxos de análise, por meio de uma interface com o recurso ‘arrastar e soltar’ e de funções criadas para análises ad hoc”, comentou Chris Stolte, diretor de desenvolvimento e cofundador da Tableau Software. De acordo com o executivo, o Tableau 9.0 aprofunda o conceito de ‘fluxo’ com melhorias que mantêm as pessoas envolvidas em suas análises, evitando que elas percam tempo escrevendo novos cálculos ou organizando os dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.