Prodabel prepara mega licitação para migrar para a nuvem

Prodabel prepara mega licitação para migrar para a nuvem

A Prodabel (Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte) está finalizando os termos de referência para a licitação que vai permitir que no curto prazo dê início à migração de seus bancos de dados para uma nuvem. Inicialmente, estão previstos 50 terabytes de dados em nuvem mas no futuro esse número poderá chegar a 250 terabytes. Para o presidente da empresa, José Lauro Nogueira Terror, essa é uma questão estratégica que vai permitir que a companhia se concentre no desenvolvimento de novas soluções e serviços e deixe de se preocupar com atualizações tecnológicas da infraestrutura computacional. “Isso vai se refletir em um melhor atendimento a nossos usuários”, comentou o executivo.
No primeiro momento, nem todos os sistemas da Prefeitura de Belo Horizonte que são processados pela Prodabel irão para a nuvem. Mas Terror ressaltou que isso ocorre mais por uma questão de haver sistemas legados que precisam ser revistos antes da migração. “Todos os nossos sistemas estão sendo revistos e preparados para essa transição”, ressaltou. Ele calcula que o edital de licitação estará nas ruas em cerca de 90 dias e estima que serão necessários pelo menos 24 meses após o resultado para que todo o processo seja concluído.

Na avaliação de Terror, há uma série de fatores que leva à estratégia de nuvem. No médio prazo, a meta é atingir uma melhor performance com diminuição de custos. Mas no longo prazo acredita que a empresa estará em uma situação mais vantajosa ao focar na inovação e novos serviços prestados à Prefeitura de Belo Horizonte. “Essa é uma tendência que está se consolidando à medida que a oferta se multiplica”, afirmou.

O edital deverá prever uma solução de nuvem híbrida. A Prodabel conta com dois data centers e uma forte estrutura de transmissão de dados e redes locais. Após a consolidação da nuvem, os próximos passos da empresa devem envolver a implementação de Voz sobre IP nos serviços municipais e atualização do protocolo IPV6.

One comment

  • O que o José Lauro Nogueira Terror ( o mesmo responsável pela queda do viaduto) esqueceu, é que a Prodabel já presta serviços de nuvem! Data center de ponta e muito espaço em storage de armazenamento!
    O que ele está fazendo, é um ctrl c + crtl v nas informações do município! E jogando esses dados nas mãos de empresa privada!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.