Sírio-Libanês adota suporte móvel a decisões médicas

Sírio-Libanês adota suporte móvel a decisões médicas

Utilizando a ferramenta de suporte a decisões médicas para seu corpo clínico desde 2010, o Hospital Sírio-Libanês adotou a versão móvel UpToDate Anywhere, desenvolvida pela Wolters Kluwers. O recurso permite acesso por meio de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) a mais de 10.500 tópicos médicos, quer o médico esteja em uma sala de exames com um paciente, um consultório, uma clínica ou em casa.Todos os meses, os médicos do hospital acessam mais de 2,5 mil tópicos médicos, seja em desktop ou remotamente, principalmente nas áreas de oncologia, cardiovascular e neurologia.

Segundo a Wolters Kluwers, o UpToDate — recurso de suporte a decisões médicas baseado em evidências — é utilizado por mais de 1 milhão de médicos em todo o mundo e contabiliza 23 milhões de visualizações mensais.  A empresa informa que a pesquisa do assinante da solução feita em 2014 mostrou que os médicos encontram respostas para suas questões em mais de 92% das vezes. Ao todo, são 22 especialidades atendidas pela ferramenta.

“O UpToDate Anywhere representa uma vantagem fundamental em nossa capacidade de obter resultados melhores para o avanço do nosso corpo clínico e para a promoção da qualidade do atendimento e da segurança do paciente. Nossa motivação foi perceber que pela primeira vez poderíamos prover apoio aos nossos médicos também no ambiente extra hospitalar, através do acesso disponível em seus dispositivos móveis”, Luiz Francisco Cardoso, Superintendente de Pacientes Internos do Hospital Sírio-Libanês. Segundo o médico, essa disponibilidade também chegou às consultas. “As opções para consultas de pacientes são muito mais flexíveis agora, a qualquer hora e em qualquer lugar que seja conveniente para os pacientes e médicos”,  ressaltou.

“O crescimento exponencial do conhecimento médico, que temos observado nas duas últimas décadas, tem como consequência a incapacidade do médico, mesmo especialista, de ser detentor de informações sempre atualizadas sobre as diferentes entidades nosológicas”, disse José Luiz Alvim Borges, Coloproctologista e Pesquisador do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Na sua avaliação, o recursos de suporte a decisões médicas baseadas em evidência é de grande auxílio, quando há dúvida, na tomada de decisão para condutas imediatas. “É uma plataforma que, por si só, permite o aprofundamento em variados temas médicos além de fornecer bases para pesquisas bibliográficas mais extensas”, reforçou .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.