Governo de São Paulo vai reestruturar Fundo de Investimentos voltado à inovação

Governo de São Paulo vai reestruturar Fundo de Investimentos voltado à inovação

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, anunciou hoje o inicio dos estudos para a estruturação de um novo Fundo de Investimento em Participações (FIP), voltado à startups e empresas inovadoras que desenvolvam soluções para problemas e necessidades da administração pública. O anúncio foi feito no mesmo dia que o governador Geraldo Alckmin lançou a primeira edição do Pitch.Gov.SP, evento que busca atrair iniciativas inovadoras para solução dos desafios da administração pública.

“A estruturação de um fundo de investimento em participações para startups e empresas inovadoras com foco em soluções para o governo, determinada pelo governador, vai incentivar a produção de tecnologia e inovação no serviço público, melhorando a prestação de serviços à sociedade”, disse Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

O novo fundo, que ainda não tem patrimônio definido, funcionará nos moldes do Fundo Inovação Paulista, idealizado pela Desenvolve SP e que tem entre seus investidores a Fapesp, o Sebrae-SP, a Finep e o Banco de Desenvolvimento da América Latina. O Fundo Inovação Paulista já investiu em oito empresas inovadoras que atuam nas áreas de TI, de tecnologia agrícola e de tecnologia de imagem.

Além do Fundo Inovação Paulista e do novo fundo a ser estruturado, a Desenvolve SP investe também em outros quatro fundos de investimento com foco nas áreas de tecnologia em petróleo e gás, ciências da vida, TI e nanotecnologia. Também cinco opções de financiamento para empresas inovadoras e startups, com taxas de juros que partem de zero, subsidiadas pelo governo, e prazos que chegam a 10 anos. Os valores aplicados superaram R$ 17,4 milhões.

O Pitch.Gov.SP, por sua vez, vai selecionar 15 startups que deverão ajudar o poder público a solucionar desafios das áreas de saúde, educação e facilidades ao cidadão. Em parceria com a Associação Brasileira de Startups a ação é coordenada pela Subsecretaria de Parcerias e Inovação, ligada à Secretaria de Governo e conta com o apoio das Secretarias da Educação, Saúde e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Prodesp, Centro Paula Souza, Fundo Social de Solidariedade, Acessa SP e Poupatempo.

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.