Totvs lança segunda edição do Analytics Challenge

Totvs lança segunda edição do Analytics Challenge

A Totvs, em parceria com GoodData, empresa americana provedora de plataforma de análise de dados em nuvem, lança a segunda edição do Analytics Challenge, uma competição entre empresas para a criação de um novo produto baseado em dados. O objetivo é incentivar e apoiar empresas de softwares, SaaS e de Serviços a desenvolverem uma nova solução utilizando como base a plataforma GoodData de Business Analytics, totalmente cloud. O desafio conta, ainda, com a orientação da companhia Strategy Lab, especialista na criação de produtos e serviços baseados no uso inteligente de informação.

Os interessados em participar do 2º Analytics Challenge terão três semanas para desenvolver um Protótipo Conceitual (MVP), que será apresentado a uma comissão formada por profissionais das empresas organizadoras. Como critérios de avaliação da solução desenhada, serão julgados: a viabilidade do produto, a inteligência de negócio aplicada (se especialização em um determinado negócio), o nível de criticidade da solução (grau de complexidade de problema que esse produto resolverá) e o tamanho do mercado de atuação (mensuração do público-alvo potencial).

Os protótipos devem ser desenvolvidos seguindo as diretrizes de Business Model Canvas, uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar novos modelos de negócios. A metodologia é um mapa pré-formatado e deve incluir informações sobre Business Case, Estratégia de Go-to-Market e Mock up (apresentação visual do produto).

Todas as empresas participantes do desafio terão acesso gratuito à plataforma GoodData durante o projeto, consultoria no processo de criação do modelo de negócio, além da oportunidade de analisar a viabilidade comercial da solução proposta. Adicionalmente, a TOTVS investirá um valor correspondente a 15% dos custos da plataforma de analytics para as empresas que optarem por seguir com o projeto ainda em 2015.

Já a empresa vencedora, além dos benefícios que serão oferecidos as demais empresas, contará com investimento da TOTVS referente a 30% dos custos de utilização da plataforma GoodData e receberá também consultoria gratuita de um Analytics Advisor por um período de seis meses. O profissional ajudará no planejamento e desenvolvimento do produto. Além disso, a primeira colocada irá usufruir de uma ação conjunta de comunicação com a Totvs para o lançamento da solução ao mercado.

“Vivemos na era dos grandes volumes de dados, conhecida como Big Data. Por isso, convocamos empreendedores brasileiros que trabalham com softwares para desenvolver produtos inovadores e monetizar com a análise inteligente de dados. Com isso, queremos ajudar as empresas a terem uma ferramenta que as apoiem na tomada de decisões de forma mais estratégica e, consequentemente, tornarem-se mais produtivas e competitivas nos mercados em que atuam”, destaca Marilia Rocca, Chief Cloud and Platforms Officer da Totvs.

As inscrições devem ser realizadas pelo site http://www.gooddata.com.br/analytics-challenge.html, até o dia 30 de outubro. Os projetos precisam ser entregues até o dia 25 de novembro de 2015, via e-mail (gooddata@totvs.com.br), juntamente com a gravação de um vídeo, de até três minutos, com a apresentação do produto inscrito.

Os três protótipos finalistas serão comunicados no dia 01 de dezembro, sendo a apresentação final para a banca julgadora a ser realizada no dia 04 de dezembro. Cada equipe do projeto terá 30 minutos para apresentar o produto, ressaltando o potencial de mercado, além de fazer uma demonstração da solução. O anúncio do vencedor sairá no mesmo dia.

A Project Builder foi a empresa vencedora da primeira edição do Analytics Challenge, realizada no ano passado. Diferentemente da edição atual, no ano anterior a empresa precisava criar a solução, e não somente o protótipo, com funcionalidades de análises de dados, tendo como base a plataforma GoodData. O software de gestão vencedor, o Project Business Intelligence, tinha como característica facilitar a rotina de gestores na tomada de decisões estratégicas para o negócio, além de mostrar quais os principais impactos nas métricas de negócios, como ROI, ciclo de inovação, aumento de faturamento e custos operacionais.

Após vencer a competição Analytics Challenge, a Project Builder registrou crescimento de 30% em seu faturamento em relação ao ano anterior, dobrou o ticket médio em seus clientes, obteve uma nova linha de receita, conquistou novos e grandes clientes como a Porto Seguro e a Hyundai, realizou três eventos com a Totvs e passou a competir com players globais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.