Epson quer expandir área de robótica

Epson quer expandir área de robótica

O presidente mundial da Epson, Minoru Usui, deu um sinal claro ao mercado que irá fortalecer e expandir o desenvolvimento da área de robótica nos próximos três anos. A empresa está se preparando para impulsionar suas vendas nesse segmento, dando continuidade ao trabalho que está sendo feito desde 1982. Seu mais recente projeto é o robô autônomo de dois braços, uma ferramenta de produção que pode “sentir”, “pensar” e “tomar decisões”. O protótipo do produto incorpora sistemas de visão e funções para determinar a força aplicada a objetos e superfícies. Também pode executar de forma autônoma uma ampla gama de tarefas, usando técnicas de reconhecimento de objetos e tomando decisões.

Segundo a Epson, o robô autônomo será capaz de reconhecer com precisão a posição e a orientação de objetos em espaço tridimensional, como o olho humano. Ele terá ambos os braços com sensores de força que permitirão o transporte e empilhamento de objetos sem provocar qualquer dano aos materiais. “O primeiro desses robôs estará no mercado dentro de três anos”, prometeu o CEO da companhia.

Para a empresa, a robótica representa uma oportunidade para o desenvolvimento tecnológico e de automação no mundo nos próximos anos. A intenção da companhia para os próximos 10 anos é gerar uma receita anual de US$ 833 milhões com a comercialização desses produtos. “A robótica será um de nossos principais negócios”, garantiu Usui.

A alta precisão e durabilidade dos robôs é decorrente da tecnologia mecatrônica de precisão, que é a integração de múltiplas disciplinas de engenharia avançada. A alta velocidade, precisão superior e baixo nível de vibração desses equipamentos foram obtidas graças à tecnologia de controle inteligente de movimentos, exclusiva da Epson. Outra tecnologia original da empresa utilizada em robôs é a de detecção, que permite o cálculo exato do tempo, pressão e movimento. Por meio de sensores de quartzo, feitos a partir da tecnologia QMEMS, a Epson tem sido capaz de melhorar a velocidade e o desempenho de seus robôs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.