Ministério da Agricultura adere ao PEN e economiza R$ 6 milhões

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) utilizará o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a tramitação de seus documentos a partir de 18 de janeiro. O órgão aderiu hoje ao Processo Eletrônico Nacional (PEN) ao assinar acordo de cooperação técnica com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). A medida já gerou uma economia de R$ 6 milhões aos cofres da instituição e modernizará o trabalho dos 11.500 servidores do Mapa espalhados pelo Brasil.

Segundo a secretária-executiva do Mapa, Maria Emilia Mendonça Pedroza Jaber, o órgão faria o investimento de seis milhões de reais para adquirir uma ferramenta de Gestão Eletrônica de Documentos (GED). “A nossa parceria estratégica com o Planejamento reduziu este custo a zero”, afirmou.

Na sua avaliação, o trabalho em cooperação com o MP capacitará 2.200 servidores do ministério na Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro) até a data de implantação do SEI. “Hoje a gente sofre muito para responder a processos de defesa agropecuária e de legislação, que estão parados porque aguardamos a chegada pelos Correios. O sistema contribuirá na agilidade e economicidade deste trabalho realizado pelo Mapa”, disse.

O Mapa é o  57º órgão a aderir ao PEN. ” A adesão ao projeto é uma revolução para a gestão pública, pois permite a utilização das competências de uma enorme quantidade de servidores que até hoje ainda trabalham com carimbos e papel”, disse o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert,. Atualmente, 18 entidades já utilizam o SEI para a gestão do andamento de processos.

O PEN é composto por três grandes ações, sendo o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) a principal entrega. As outras duas são o Barramento de integração do SEI com outras soluções e o Protocolo Integrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.