Receita de serviços de TI cresce 7,4%

Receita de serviços de TI cresce 7,4%

O mercado brasileiro de serviços de TI registrou alta de 7,4% na receita no período compreendido entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015, na comparação com o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014. No geral, as perspectivas para a área de TI continuam favoráveis, apesar do ritmo de crescimento mais lento que períodos anteriores, com parte dos investimentos sendo migrados para a chamada terceira plataforma, principalmente cloud.

A constatação faz parte do estudo IDC IT Services Tracker 2015 H1 realizado pela IDC Brasil. De acordo com Renato Rosa, analista sênior de pesquisas da IDC Brasil, os dados estão de acordo com a expectativa da consultoria. O analista afirma, porém, que o desempenho dos primeiros seis meses de 2015 foi considerado tímido.

Isso porque o mercado tem sentido os impactos gerados pelo baixo desempenho econômico atual, fazendo com que vários setores da indústria – principalmente os que não são dependentes da TI, como o de manufatura, por exemplo – diminuíssem os investimentos.

“Nossa expectativa é de que o mercado siga crescendo, porém, com menores taxas nos próximos semestres”, observou Rosa. Ele ressaltou que a aceleração do uso de cloud computing ocorre por conta de alguns dos seus benefícios como a agilidade na implementação e modelo flexível de pagamento. A respeito de big data, o analista diz que “o mercado começa reconhecer e explorar a análise dos dados revertendo isso em melhores decisões para os negócios”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.