Interpretando o Big Data em tempo real

Por Marcus Leite é Business Solution Architect da Software AG

A imensa produção de dados nos computadores corporativos, nas redes de transações eletrônicas, nas mídias sociais e até mesmo a partir dos objetos que trocam informações interagindo por meio de sensores, gera possibilidades ilimitadas para os negócios.

Na busca por benefícios consistentes na manipulação destes dados, as organizações enfrentam a necessidade de reduzir cada vez mais seu tempo de percepção e resposta – “time to insight”. Isso acontece porque os eventos de negócio são naturalmente perecíveis e, quanto mais tempo se passa para sua detecção, menos relevantes e úteis se tornam para as organizações.

Ao contrário das abordagens convencionais de extração e carga de dados para interpretação e análise, que já se mostraram insuficientes para atender as urgências dos negócios, as tecnologias de Big Data Stream Analytics são capazes de –  em tempo real – capturar e correlacionar informações durante o fluxo da transmissão, permitindo assim que decisões e ações sejam tomadas no exato momento em que os eventos estão acontecendo.

Isso é possível graças a capacidades únicas como filtrar, agregar, agrupar, enriquecer e interpretar grandes volumes de dados trafegados em alta velocidade a partir de múltiplas fontes, não importando o formato ou origem. Dessa forma, pode-se identificar padrões complexos de comportamentos, detectar situações urgentes, anomalias, permitindo até mesmo a utilização de algoritmos matemáticos preditivos.

Esse conjunto de tecnologias vem sendo utilizado com êxito na redução de custos de manutenção, automação da tomada de decisão, análise de risco, análise de comportamentos e sentimentos em mídias sociais, monitoramento de segmentos como forma de antecipar necessidades e abrir novas oportunidades de negócios.

Com isso, organizações imprimem agilidade e eficiência em suas respostas, garantindo mais capacidade de reação ao mercado e atuação mais competitiva.

E a sua empresa, já está preparada para esse próximo passo da digitalização?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.