Em ano difícil, Unisys mantém expansão e cresce 6%

Em ano difícil, Unisys mantém expansão e cresce 6%

A gestão Peter Altabef, CEO da Unisys desde janeiro, garantiu uma nova estrutura para a empresa, muito mais verticalizada, focada em desenvolvimento de soluções customizadas para os clientes e dando ainda mais espaço para serviços. Seguindo essa estratégia, a operação brasileira conseguiu driblar um ano conturbado na área econômica e apesar de não repetir a expansão de 16% de 2014 vai garantir um resultado positivo com crescimento de 6%. E manteve, ainda, a segunda colocação entre as operações internacionais da corporação, ficando atrás apenas do Reino Unido. Para 2016, há mais desafios no horizonte, mas a empresa acredita que está ampliando sua presença em áreas estratégicas e com novos interlocutores, os responsáveis pelas áreas de negócios que, atualmente, são quase tão compradores de tecnologia quanto os CIOs.

A verticalização na Unisys envolve três mercados, finanças, com participação de 26% nos negócios da companhia, setor público, com 23%, e comercial, que engloba varejo, uma importante vertical, e indústria, e que tem o maior market share nos resultados, com 32%. Quando se olha o desempenho da empresa por segmentos, serviços respondem por 89% e tecnologia por 11%. Apurando mais o olhar dentro da área de serviços, 51% estão ligados a cloud e oferta de infraestrutura, 30% estão relacionados a aplicações e 8% em soluções BPO (Business Process Outsourcing). Geograficamente, 50% das receitas são provenientes dos Estados Unidos e Canadá e os demais 50% das operações internacionais.A América Latina respondeu este ano por 10% dos resultados, com a liderança do Brasil, seguido pela Colômbia.

Helcio Beninatto, presidente para a América Latina, quer manter a expansão da companhia no país e sabe que isso significa novos, e importantes, movimentos. A aproximação com as áreas de negócios, por exemplo, está entre essas ações. Para reforçar essa estratégia, ele cita pesquisa do Gartner que diz que em dois anos a maior parte dos orçamentos de TI será gasta com demandas vinda de fora das áreas de tecnologia, ou seja, sairá das mãos dos CIOs. “Queremos intensificar a atuação frente às necessidades de negócios dos clientes, independente de tecnologia”, reforçou. Um dos exemplos dessa relação é o contrato com a Caixa Econômica Federal, para processamento de 70% do crédito imobiliário, que foi fechada com a própria diretoria responsável por essa área e não com o departamento de TI.

Mas isso não significa, entretanto, que o CIO deixa de ser um grande parceiro e cliente da companhia. Foi da área de TI da Hershey do Brasil, por exemplo, que saiu um grande contrato para a Unisys, que por cinco anos irá responder pela gestão de infraestrutura de TI da empresa, com suporte a todas as operações distribuídas na fábrica em São Roque, ao centro de distribuição em Guarulhos e aos escritórios corporativos. Segundo Maurício Cataneo, presidente da subsidiária brasileira e CFO, o contrato ganha mais importância ainda com os possíveis desdobramentos, como a expansão do acordo para outros países da América Latina e Estados Unidos com as operações sendo gerenciadas a partir do Brasil.

Sem revelar valores de faturamento no país, a Unisys apresenta outros números sobre sua participação no mercado brasileiro. Com 2000 funcionários, tem operações em 15 estados brasileiros, o que também considera uma vantagem frente a competidores que se concentram mais no eixo Rio-São Paulo. Dois dos quatro centros globais que possui na América do Sul estão no Brasil. Segundo a companhia, sete dos maiores bancos de varejo são seus clientes e três varejistas líderes em suas áreas também têm contratos com a emmpresa. Entre eles, o Carrefour. No Chile, expandiu a sua atuação na rede de varejo Concosud, agora dando suporte para a rede de varejo em 5 países, Brasil, Argentina, Colômbia e no próprio mercado chileno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.