Veritas quer crescer com nova abordagem para gerenciamento de dados

Veritas quer crescer com nova abordagem para gerenciamento de dados

Em sua terceira e última fase do processo de reestruturação após ter sido adquirida pelo grupo Carlyle, a Veritas expande portfolio, aperfeiçoa seu modelo de canais e garante estar pronta para o crescimento. Para a empresa, a nova abordagem no gerenciamento de informações que vem propondo a seus clientes está alinhada com o momento de transformação de TI no qual os dados ganham valor estratégico. Isso envolve mais inteligência no processo, ou , como observa Greig Patton, vice-presidente de vendas para as Américas, garantir a visibilidade e disponibilidade das informações de uma forma que elas deixem de ser tratadas por volume mas sim pelo valor que geram. “E pelos insights para os negócios que possibilitam”, ressaltou. Ele esteve esta semana em São Paulo para acompanhar o road show It´s Time for Veritas, que foi realizado também no México, Colômbia e Chile.

A aquisição da Veritas foi anunciada em agosto, em uma transação que envolveu o pagamento de US$ 8 bilhões feito pelo grupo Carlyle à Symantec que, por sua vez, havia pago US$ 13,5 bilhões pela companhia em 2005. Segundo Patton, depois da primeira fase, mais burocática com divisão de ativos, a empresa encerrou há 60 dias a segunda fase, mais estratégica. E agora finaliza o processo como uma empresa independente listada em bolsa. Ele está otimista quanto à nova fase como parte do grupo Carlyle, que ajudar a companhia a “atingir um outro nível”, sob o comando de Bill Coleman, um visionário na sua avaliação.

A Veritas oferece soluções de back up e recuperação de dados e produtos de gerenciamento de armazenamento a 75% das 500 maiores empresas da Fortune. Sua abordagem parte do princípio de que há um equívoco na política de privilegiar o armazenamento de grande volume de dados, sem entendê-los. “O que queremos é mostrar como obter o real valor dos dados”, disse Patton. Nem mesmo agregar infraestrutura para gerenciar seus ambientes de data center pode ser o caminho mais adequado, mas a companhia reforça que é necessário gerenciar de forma inteligente Hipervisor, aplicações, sistemas operacionais e mídias de armazenamento.

Novos conceitos que vêm ganhando escala no mercado, como storage definido por software e oferta de soluções como serviço, já estão no radar da Veritas. “A empresa praticamente já nasceu com o conceito de storage definido por software’, comentou Marcos Tadeu, diretor da empresa.

Lúcia Bulhões, vice-presidente da Veritas para América Latina e Caribe, está otimista em relação à expansão da Veritas na região, onde o Brasil é o maior mercado. Nem mesmo a crise política e econômica que o país vive a assusta. “Já vivemos várias crises e aprendemos que nesse momento é preciso ser criativo para avançar”, comentou. E, reconhece, também saber como ceder à forte pressão por descontos.

“Estamos mostrando ao mercado a nova estratégia e como podemos ajudar as empresas a obterem mais valor de suas informações. Os desafios que os CIOs vivem mundialmente também acontecem aqui”, disse. Para a executiva, a forma como a reestruturação da Veritas está sendo conduzida foi favorável para as operações latino americanas. ” O processo foi simultâneo em todos os países, o que foi muito positivo”, ressaltou.

Para crescer, a Veritas tem uma palavra chave, parcerias. Parte disso se refletiu na reformulação global de sua estratégia de canais, que acabou batizada de Partner Force. Essa foi um processo importante principalmente depois de a empresa deixar de utilizar os canais de vendas da Symantec, apesar de alguns desses distribuidores terem permanecido também com a oferta de soluções Veritas. Para falar sobre isso, dois executivos que participaram do processo, Rick Kramer, vice-presidente de canais para a América Latina, e Loreto Serrano, diretora de canais de vendas também para a região, participaram do road show em São Paulo.

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