Renault-Nissan terá 10 modelos com tecnologia de carros autônomos até 2020

A Aliança Renault-Nissan poderá resultar em, no mínimo, 10 modelos de veículos de ambas companhias com tecnologia parcial ou completa de carros autônomos até 2020. O anúncio foi feito hoje, em Sunnyvale, Califórnia, onde a Nissan possui um centro de pesquisa e deu início aos testes da plataforma autônoma para seu modelo Nissan Leaf. Esses modelos serão vendidos na Europa, Japão, Estados Unidos e China antes de 2020. As duas montadoras também lançarão um sistema de conectividade para novos aplicativos.

A corrida pelos carros autônomos está se acelerando. Esta semana, durante a CES 2016, realizada em Las Vegas, montadoras como Toyota, Ford, Audi e Volvo anunciaram seus projetos para deter a tecnologia de carros autônomos nos próximos anos. Outras empresas, como a GM, também tem planos e, nesse caso, chegou inclusive a revelar um acordo para o desenvolvimento de veículos autônomos com a Lyft, concorrente do Uber.

O consórcio Renault-Nissan tem sido um dos mais enfáticos em sinalizar com as datas de lançamentos de seus veículos com essa tecnologia. Como parte de sua estratégia, anunciou também a contratação de Ogi Redžić, ex vice-presidente da Nokia Here, empresa de sistemas de localização e mapeamento que foi vendida para um consórcio formado pela BMW, a Daimler e Volkswagen. Um dos pontos cruciais nessa tecnologia é justamente um adequado e sofisticado sistema de mapeamento digital que passe as informações corretas para os carros.

A Renault-Nissan pretende implantar gradualmente a tecnologia de carros autônomos. Este ano alguns de seus modelos contarão com a plataforma para a direção em uma pista única de uma rodovia. Em 2018 será a vez de introduzir novos comandos que permitam que o veículo possa trocar automaticamente de pistas na estrada. E dois anos depois os veículos autônomos terão mais autonomia inclusive para cruzamentos e trânsito urbano pesado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.