Softwares ajudam startups no processo de detecção do câncer via análise do sangue

Softwares ajudam startups no processo de detecção do câncer via análise do sangue

Começa a despertar cada vez mais interesse de investidores e atenção das comunidades médicas e científicas os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por startups para detecção do câncer via análise do sangue. A mais recente rodada de investimentos envolveu a Guardant Health, que captou US$ 100 milhões para o Guardant360, software de análise de DNA que permite detectar pequenos fragmentos de células tumorais cancerosas. Esse mercado já atraiu nomes de peso, como Bill Gates e Jeff Besos, que em janeiro apoiaram a Grail, startup de San Diego criada pelo grupo de biotecnologia Illumina. Trata-se de uma área promissora que pode chegar a movimentar cerca de U$$ 20 bilhões.

A biopsia líquida, como é chamada, tem atraído também concorrência nesse mercado. Além das duas, também há outras startups que trabalham nesse sentido, como a Genomic Health, Raidance, Myriad Genetics e Trovagene, essa última que combina análises de sangue e urina para o diagnóstico. Todas se beneficiam dos avanços na área de nanotecnologia e do sequenciamento do genoma humano. A nova tecnologia traz uma série de vantagens ao evitar um procedimento cirúrgico invasivo, como a tradicional biópsia, ter mais rapidez para apresentação de resultados e permitir diagnósticos precoces quando passarem a fazer parte de exames anuais.

Os testes da tecnologia vêm sendo realizados em pequena escala mas a Guardant garante que tem 20 mil pacientes por ano que utilizam o Guardant360 em hospitais nos Estados Unidos. A empresa se debate ainda com o problema do alto custo do exame, US$ 5400 por paciente. Mesmo assim, é crescente o número de instituições e centros de tratamento do câncer, como Duke Cancer Institute e hospitais ligados à Universidade da Califórnia em San Diego e San Francisco, que vem adotando a biopsia líquida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.