Fórum Econômico Mundial relata o impacto do software na sociedade global

Fórum Econômico Mundial relata o impacto do software na sociedade global

O Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro do Software e da Sociedade divulgou o relatório  “Deep Shift: 21 Ways Software Will Transform Global Society” (“Mudanças Profundas: 21 Maneiras Pelas Quais o Software Transformará a Sociedade Global”).  Com base em uma pesquisa com mais de 800 líderes setoriais, o estudo analisa a amplitude e a profundidade do progresso proporcionado por softwares na sociedade.
O relatório identifica seis grandes tendências que estão moldando a sociedade:
1. As pessoas e a Internet – como as tecnologias que podem ser vestidas e implantadas ​​poderão mudar a forma como as pessoas se conectam e interagem com o mundo à sua volta.
2. Computação, Comunicações e Armazenamento em Toda Parte – por que o rápido declínio do tamanho e do custo da tecnologia conduzirão à computação e à conectividade onipresentes.
3. A Internet de Todas as Coisas (IoT) – como os sensores menores, mais baratos e mais inteligentes se tornarão comuns em casas, roupas e acessórios, cidades, redes de energia, processos de fabricação e muito mais.
4. Inteligência Artificial (AI) e Big Data – por que os avanços da capacidade de aprender e evoluir do software influenciam os processos de tomada de decisão e as economias.
5. A Economia Compartilhadora e a Confiança Distribuída – como as tecnologias revolucionárias, como os blockchains, permitem novas eficiências e modelos de negócios.
6. A Digitalização da Matéria – por que a impressão 3D revolucionará praticamente todos os setores, da manufatura até a saúde humana.
“Com cada vez mais avanços na área de softwares, entramos em uma época de monumentais mudanças sociais que serão sentidas pelas pessoas em todo o mundo”, explicou Victoria Espinel, presidente e CEO da BSA | The Software Alliance e membro do Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro do Software e da Sociedade. O grupo se reuniu na última semana em Davos, na Suiça, durante a 46ª Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial. O tema dos debates, este ano, foi “Dominando a Quarta Revolução Industrial”.
“Esses avanços nos permitirão conectar e inventar de maneiras nunca antes imaginadas. Tenho esperança de que este relatório incentive um diálogo mais amplo sobre a maneira que a nossa sociedade considera o impacto dessas mudanças, à medida que navegamos as complexas questões relacionadas com as tecnologias em constante mudança”, completou Victoria.
O relatório foi elaborado a partir de entrevistas de ​líderes setoriais a respeito de 21 pontos de inflexão específicos – momentos em que as mudanças tecnológicas específicas atingem a sociedade em geral – que deverão ser proporcionadas por software até 2025. As previsões que tiveram maior consenso foram:
· 10% das pessoas vestirão roupas conectadas à Internet (91,2% dos entrevistados concordam);
· 90% das pessoas terão armazenamento ilimitado e gratuito sustentado por publicidade (91% dos entrevistados concordam);
· 1 trilhão de sensores conectados à Internet (89,2% dos entrevistados concordam);
·  O primeiro farmacêutico robótico dos EUA (86,5% dos entrevistados concordam);
·  10% dos óculos de leitura conectados à Internet (85,5% dos entrevistados concordam)
O relatório também traz oportunidades e desafios que essas mudanças acarretarão em todas as facetas da sociedade, que vão desde empregos a governos e até a segurança. “O software tem o potencial de mudar drasticamente as nossas vidas e essas mudanças não virão livres de desafios”, disse Victoria. “A navegação da transição para o nosso futuro cada vez mais digital começa com uma consciência das mudanças futuras e uma compreensão de suas implicações. Este relatório é o primeiro passo para a compreensão das mudanças que estão por vir”, completou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.