Prodam terá Vitrine de APIs

Prodam terá Vitrine de APIs

Com a proposta de que cabe ao governo, e suas empresas públicas, ser mais um elo na interação das demandas de comunidades do que se ater unicamente a questões tecnológicas, a Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo) se prepara para lançar o projeto Vitrine de APIs. Com a perspectiva de desenvolver APIs sob demanda para áreas estratégicas que fiquem disponíveis a terceiros, a Vitrine também terá suporte do LabProdam (Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo), que tem como foco investir em projetos inovadores com tecnologia de baixo custo a partir de dados abertos.

Márcio Bellisomi, presidente do órgão, considera que o passaporte para se obter serviços mais inteligentes está na abertura dos dados, com o governo participando do ecossistema das comunidades e cidadãos. Para os órgãos públicos, considera que a solução está na composição de instrumentos para avançar digitalmente tanto interna quanto externamente.

A Vitrine de APIs, inicialmente, terá disponível um conjunto de rotinas e padrões de programação para soluções nas áreas de saúde e financeira. Mas a ideia é ampliar cada vez mais o espectro dessas ferramentas em coordenação com outros órgãos e secretarias municipais. O envolvimento do LabProdam será mais de retaguarda para os desenvolvedores, caso necessário. Foi desse laboratório que saiu uma solução de contador de ciclistas utilizando ultrassom, que captura informações como temperatura e sensores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.