Pagotti vai comandar a STI no Ministério do Planejamento

Pagotti vai comandar a STI no Ministério do Planejamento

Apesar das mudanças no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que teve a primeira substituição de um ministro no governo interino de Michel Temer com a saída de Romero Jucá, o novo titular da pasta, Dyogo Henrique de Oliveira, confirmou a nomeação de Marcelo Pagotti para o cargo de secretário de Tecnologia da Informação do órgão. Ele substitui Cristiano Heckert, que ao que tudo indica deverá permanecer no governo mas ainda não se sabe qual será seu destino.

No ano passado, a STI passou a ter um foco dedicado a TI e a parte de Logística, que fazia parte da pasta, foi transferida para a Secretaria de Gestão. E janeiro foi publicada o decreto que institui a política de governança digital. Em entrevista ao Telesíntese em março, ainda sob o governo da presidente eleita Dilma Rousseff, Heckert disse que as normas que seriam publicadas pelo ministério para regulamentar o decreto envolviam três pilares. O primeiro são os serviços públicos digitais, a principal agenda para este ano, o acesso à informação, expandindo os formatos que os dados se tornarão disponíveis, e o da participação social.

Pagotti chega nesse momento de transformação tanto da agenda da governança digital quanto politicamente, com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão sofrendo um abalo logo nos primeiros dias do governo interino de Temer. Ele está há mais de 20 anos na área de TI do governo federal, mais especificamente no Banco do Brasil, órgão no qual é servidor de carreira.

Para ele, a simplificação dos serviços públicos para o cidadão deve ser a principal meta. “Não existe a necessidade de um jovem, idoso ou uma pessoa com deficiência ir a uma agência governamental para obter a cópia de um documento ou uma declaração”, afirmou. Para o novo secretário, o acesso aos serviços deve ser feito tanto por veículos móveis quanto por computadores domésticos ou tablets. A ordem é simplificar.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.