Centro de Operações do Rio planeja licitação para conexão via satélite

Centro de Operações do Rio planeja licitação para conexão via satélite

Com o Rio de Janeiro em efervescência por conta da chegada dos Jogos Olímpicos, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) também está em ritmo acelerado. Acabou de ganhar uma unidade móvel da Cisco que vai operar como uma extensão avançada para áreas de eventos ou de emergência e também mais 215 novas câmeras de vigilância. Em meio a tudo isso, está preparando uma licitação para a compra de sistema de comunicação via satélite que vai integrar o mix de plataformas de conectividade com que o centro vem trabalhando.

Thompson Leite Pacheco, gerente técnico do Iplan Rio, conta que alguns equipamentos de comunicação via satélite da Telespazio estão sendo homologados pelo COR. Eles já foram utilizados, inclusive, para monitorar do Sambódromo o evento teste da Maratona que foi realizado em abril. “Logo mais teremos uma licitação para a compra do sistema via satélite”, afirmou.

Até o dia 30 deste mês serão instaladas mais 215 câmeras no COR para monitorar as rotas olímpicas. Elas vão se somar às 600 já em funcionamento no centro de operações. De acordo com Pacheco, também há o reforço externo de câmeras de sistemas modais, como metrô, Super Via, ônibus e outros, que podem ser acessadas pelo centro para ajudar a monitorar qualquer gestão de ocorrências.

O centro de operações recebeu da Cisco a unidade móvel que utiliza a tecnologia Instant Connect e que permite conexão com o COR por meio de quatro tecnologias, rádio, 3G e 4G, ponto de fibra óptica ou satélite. O sistema, desenvolvido pela empresa no país, também pode cobrir com conexão Wi-Fi onde estiver operando.

A unidade móvel terá comunicação via celulares ou telefones fixos, que são ramais do próprio COR. Ela inclui uma câmera que pode enviar imagens em tempo real para o centro de operações. Pacheco informou que a unidade será utilizada durante as Olimpíadas, mas não há definição de qual será sua localização e objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.