Easy Taxi ganha 10% mais velocidade com análise visual dos dados

A Easy Táxi implementou o Tableau Online, software de análise visual de dados baseado na nuvem. De acordo com Alex Machado, analista de Inteligência de Mercado da empresa, durante o processo de melhoria dos algoritmos de disparo de corrida para os taxistas, foi possível analisar e entender o que estava acontecendo, o que resultou em uma redução de até 10% no tempo de chegada dos táxis na maioria das cidades.

Por tratar-se de um aplicativo móvel que trabalha com serviços em tempo real em duas pontas, um dos maiores desafios era lidar com a grande quantidade de dados – aproximadamente 200 gigabytes de informações são gerados por dia na Easy Táxi. Para aproveitar todo o potencial oferecido, foi necessário fomentar uma cultura de dados na empresa, que democratizou o acesso e deu autonomia para que todos os departamentos conseguissem realizar suas próprias análises.

“Num mercado em que você tem cada vez mais acesso à informação e no qual tudo acontece ao mesmo tempo, dinamismo é fundamental. Outro ponto importante é que, como a maioria das startups, também seguimos o modelo lean, cujo princípio é um ciclo no qual você constrói, mede, analisa e aprende”, comentou Machado.

Para o sucesso do modelo lean, era essencial ampliar o número de pessoas que conseguiam analisar os dados e incluir todas as áreas funcionais da empresa – marketing, operações, corporativo, financeiro e produto.

“Independência gera criatividade e curiosidade e motiva as pessoas a procurar respostas para perguntas que ninguém pensou antes. Manter-se envolvido sem interromper o fluxo de pensamento é um esforço pessoal e autônomo, e depender de outras pessoas quebra esse fluxo”, explicou Eduardo Schvinger, diretor de vendas da Tableau no Brasil

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.