Novo painel de controle da CPFL permite reduzir 40% o tempo com solução de problemas na rede

Novo painel de controle da CPFL permite reduzir 40% o tempo com solução de problemas na rede

shutterstock_agsandrew_industria_geral_abstrataCom o objetivo de obter maior eficiência em sua rede operativa e assim aprimorar os serviços oferecidos aos clientes em sua área de concessão, a CPFL  implementou uma solução baseada em painel de controle fornecido pela Icaro Tech, com tecnologia tecnologia Advanced Dashboards. Instalada na central de operação e manutenção da CPFL em Campinas, divisão da transmissão da CPFL Paulista, a plataforma permitiu à companhia reduzir em 40% o tempo de resolução de problemas na rede operativa, que podem refletir em interrupção de serviço de fornecimento de energia ao consumidor final.

A rede operativa é utilizada pela CPFL para conectar o Centro de Operações aos sensores e equipamentos da rede de transmissão e distribuição que são responsáveis por levar a energia elétrica ao consumidor. Ela é considerada vital para a transmissão e distribuição de energia, porque proporciona a operação remota do sistema elétrico e gera alertas capazes de avisar os gestores sobre potenciais falhas que podem levar a instabilidade e ao corte no fornecimento do serviço.

Antes de utilizar a tecnologia da Icaro Tech, os técnicos de operação e manutenção de telecomunicações da CPFL, após serem acionados por telefone ou e-mail, buscavam informações em cinco sistemas diferentes para monitorar a rede operativa. Quando um alarme ou aviso era identificado, a equipe, juntamente com os gestores, precisava analisar todos os sistemas que compõem a plataforma, para só então chegar ao problema e começar a planejar o próximo passo.

A solução implementada na CPFL tem o papel de consolidar, em um único painel, indicadores de controle e monitoramento em tempo real da infraestrutura tecnológica da rede operativa, cruzando informações de gerenciamento de redes, georreferenciamento, sistema de supervisão e serviços.

O painel disponibiliza alertas e dados vitais da rede operativa, garantindo aos gestores maior visibilidade e aos operadores maior agilidade na identificação e diagnóstico de falhas. Com os dados em mãos, os responsáveis vêm conseguindo agir proativamente, impedindo que a falha cause uma indisponibilidade ou, pelo menos, reduzindo o tempo de interrupção do serviço. Além disso, falhas em sistemas que anteriormente passavam despercebidas começaram a ser identificadas, e os problemas de comunicação entre os profissionais envolvidos caiu a praticamente zero.

Além dos dashboards gerados inicialmente, a solução permite, ainda, a rápida criação e customização de novos gráficos em poucas horas, sem a dependência de profissionais de TI. Para tal, o sistema conta com dezenas de widgets, mapas, filtros e imagens pré-carregados e customizáveis conforme cada necessidade.

“A solução facilita o acesso às informações sobre a infraestrutura de comunicação, que é utilizada na operação da transmissão e distribuição de energia, e que realmente importam, nos permitindo agir de forma proativa, mais rápida e assertiva para combater potenciais falhas na rede”, afirmou Cristiano Santos Cucatti, Gerente de Serviços da Transmissão da CPFL.

 De acordo com Laerte Sabino, COO e sócio da Icaro Tech, o projeto proporciona à CPFL uma experiência inovadora a ser aplicada imediatamente e com retorno concreto na eficiência operacional e redução de custos, além de ser base para o rollout do Smart Grid, onde as concessionárias de energia terão que lidar com volumes cada vez maiores de dados e estar prontas para agir rapidamente na correção de problemas no sistema elétrico.

“Uma rede de transmissão e distribuição de energia é composta por milhões de equipamentos, que geram um volume enorme de dados. Soluções como o Advanced Dashboards serão essenciais para que as concessionárias gerenciem redes deste porte de forma proativa e eficiente”, ressaltou.

De acordo com Sabino, o projeto também prepara a CPFL para um cenário onde a conectividade com os componentes de uma rede, e a capacidade de tomar medidas corretivas remotamente por meio de uma rede de telecomunicações, será cada vez maior. “Este projeto ajudará a gestão da CPFL a identificar quais os pontos de evolução são necessários para que possam contar com uma rede cada vez mais inteligente”, completou.

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