Linha 4 do Metrô do Rio utiliza solução de comunicação Kapsch CarrierCom

Foto 1_Trem do Mêtro Rio ©Kapsch AGA nova linha 4 do metrô no Rio de Janeiro iniciou sua operação em 1º de agosto, utilizando o sistema de comunicação TETRA (rádio terrestre troncalizado) da Kapsch CarrierCom. A plataforma permite a comunicação com os operadores e a transmissão dos dados operacionais relevantes ao Centro de Controle Operacional. No início de 2015, a empresa foi selecionada pelo líder do projeto ENG para fornecer a rede de radiocomunicação composta de quatro estações de base ao longo da sua extensão, 60 rádios de cabine para os 15 trens, 21 repetidores óticos e 140 rádios portáteis.

A rede de radiocomunicação TETRA foi elaborada pela Kapsch desde o seu planejamento, projeto técnico integrado e todas as fases de implementação. Em cooperação com a empresa Rohill, a infraestrutura TETRA foi integrada nas linhas 1 e 2 existentes. A Cobham Wireless (antiga Axell Wireless) participou com uma solução de sistema de distribuição de antena para cobertura indoor (DAS), incluindo túneis, salas técnicas e plataformas. E a Schnoor forneceu a solução de rádio de cabine para trens com uma interface de anúncio público.

Com 15 trens atendendo seis estações principais ao longo de 16 km, a nova linha 4 no Rio de Janeiro tem capacidade para transportar mais de 300.000 passageiros por dia o que poderá significar a retirada de quase 2.000 automóveis das ruas durante os horários de pico. A linha fará a conexão entre a famosa área de praias de Ipanema/Leblon (Zona Sul) até a Barra da Tijuca (Zona Oeste), local do Parque Olímpico da Barra, em 13 minutos. O Parque Olímpico da Barra será o centro dos Jogos, com nove locais que acolherão 16 modalidades olímpicas e nove paraolímpicas, em conjunto com o Centro de Mídia do Rio, para os trabalhos de imprensa, e o Centro de Transmissão Internacional.

“Foi um grande desafio concluir o projeto a tempo de atender ao início dos próximos Jogos Olímpicos”, comentou Thomas Schöpf, COO da Kapsch CarrierCom. Segundo  Pedro Augusto da Silva, Diretor do Metro Barra, empresa responsável pela implantação do metrô na região da Barra, a empresa conseguiu desenvolver uma solução que se adaptou às necessidades da companhia em termos de funcionalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.