Pense Votos quer levar realidade aumentada para campanhas eleitorais

Pense Votos quer levar realidade aumentada para campanhas eleitorais

A Pense Votos, plataforma web de interação com eleitores, focada em doações, propaganda política e gestão de redes de voluntários, lançou uma ferramenta exclusiva que utiliza a realidade aumentada para divulgar propostas dos candidatos e engajar eleitores.

“A realidade aumentada está em alta com o Pokémon Go e tornamos esse recurso acessível aos candidatos para divulgarem suas bandeiras de campanha. Com a gamificação, os partidos podem inovar e engajar os eleitores”, explica o idealizador do Pense Votos, Luciano Antunes.

A partir da ferramenta, o candidato escolhe até três bandeiras que defende. Elas ficarão disponíveis na página. O eleitor aproxima um smartphone na tela de um computador e a proposta, por meio de um app, é transferida para o celular. No aparelho, o usuário pode fazer uma selfie, por exemplo, e compartilhar por meio de redes sociais informando que apoia determinada proposta de um candidato.

O Pense Votos já está trabalhando com candidatos de 10 estados, entre vereadores e prefeitos. Há também partidos, além de diretórios estaduais e federais. A meta é atingir 1% dos pretendentes a cargos públicos, totalizando cerca de 4.800 pessoas.

Para Antunes, iniciativas como o Pense Votos podem ser instrumentos de fortalecimento da democracia e da participação cidadã: “A nova legislação tem deixado muitos candidatos inseguros. Dando tranquilidade que todas as regras serão seguidas, também incentivamos o eleitor a contribuir. Isso já ocorre nos Estados Unidos e deverá acontecer aqui”, diz.

O idealizador do Pense Votos lembra que, desde as eleições de 2012, ferramentas de doações eletrônicas são utilizadas sem qualquer contestação por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.