Governo federal dá início a projeto de login único para servidores públicos

Governo federal dá início a projeto de login único para servidores públicos

O governo federal deu a largada para o projeto o estabelecimento de um login único para os servidores públicos terem acesso a todas as informações e sistemas no âmbito governamental. Em um consórcio que reuniu Ministério do Planejamento, Serpro e Dataprev, começou a ser implantada a nova versão do Sigac (Sistema de Gestão de Acessos) que é a base para esse programa. A primeira plataforma a receber o software foi o Sigepe – Sistema de Gestão de Pessoas — responsável pelos armazenamento de dados pessoais e financeiros do servidor ativo, aposentado ou pensionista.

O novo sistema de acessos traz uma série de benefícios, como ressalta a presidente do Serpro, Glória Gimarães. A começar pelo componente de segurança, muito mais reforçado. “O servidor entra em um ambiente de nível altíssimo em termos de segurança”, comentou a executiva. A solução está hospedada no Serpro.

Mas para a presidente do órgão, o ponto central está mesmo no fato de que a nova versão do Sigac viabiliza a ideia de fazer uma “estrada única” para que o servidor tenha acesso a todos os sistemas que lhe são abertos de forma integrada. Para a executiva, isso também dá ao governo uma maior rastreabilidade das plataformas que foram acessadas e por quem.

Glória lembra também que essa integração também permite que a manutenção dos sistemas flua de forma mais eficiente. “Hoje temos o Sigepe utilizando a solução,  amanhã outros sistemas deverão ser integrados via Sigac”, ressaltou.

Em setembro, mais de 500 mil usuários acessaram o portal Sigepe e o aplicativo desse sistema disponível em Android e iOS. Ao fazer o acesso no Sigac, a plataforma identifica se o usuário está na ativa, se é aposentado ou pensionista e concede acesso automático aos serviços oferecidos no Sigepe. O usuário pode fazer consultas ou outras funcionalidades, como, por exemplo, marcar férias ou visualizar e imprimir contracheques.

Segundo Augusto Akira Chiba, secretário da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento (Segrt/MP), os próximos passos prevêem integrar os demais sistemas estruturantes para que possam utilizar as facilidades e benefícios como o login único. “O login vai permitir que o usuário tenha acesso a todos os sistemas integrados”, observou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.