Salesforce entra na competição do mercado de inteligência artificial

Salesforce entra na competição do mercado de inteligência artificial

A Salesforce anunciou o lançamento da plataforma de inteligência artificial Einstein que será incoporada a vários serviços de nuvem já comercializados pela companhia, líder na área de CRM. Com isso, foi dada a largada para a disputa em um mercado que ainda está longe da maturidade mas é extremamente promissor e tem avançado muito nos últimos anos.Já estão nesse caminho gigantes digitais, como Google, Amazon, Microsoft e IBM.

A proposta da Salesforce é a de tornar a inteligência artificial disponível nos ambientes de negócios,como vendas, marketing e análises preditivas da experiência do consumidor. “Nós vamos entregar o mais inteligente CRM”, afirmou Marc Benioff, CEO da companhia.

O executivo relacionou as diversas investidas nesse mercado, como o Siri, da Apple, para comandos via reconhecimento de voz, o Facebook com reconhecimento facial e a utilização de machine learning pelo Netflix e Spotify. Mas considera que o o expertise técnico e a infraestrutura necessária para desenvolver inteligência artifical requer recursos significativos de engenharia para gerenciar processos complexos de integração de dados, o que coloca essa tecnologia muitas vezes fora do alcance dos consumidores.

Para a empresa, é o momento certo de oferecer a seus clientes a oportunidade de desenvolverem aplicações que envolvam machine learning, deep learning, análises preditivas, processamento de linguagem e descoberta inteligente de dados.

A Salesforce vem se preparando para entrar nesse mercado desde 2014. De lá para cá, adquiriu a RelateIQ, por US$ 390 milhões, as startups de vendas inteligentes Implisit Insights, a Beyond Core, a Tempo, e a MetaMind, focada em deep learning. Nesse tempo, também passou a contar com 175 cientistas de dados.

A empresa também anunciou a criação do Salesforce Research que vai reunir um time de pesquisadores e mais 175 cientistas de dados que estará focado no desenvolvimento de soluções relacionadas a inteligência artificial. Ele será liderado por Richard Socher, cientista chefe da companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.