Vendas de passagens rodoviárias online devem chegar a R$ 702 milhões este ano

Vendas de passagens rodoviárias online devem chegar a R$ 702 milhões este ano

A venda online de passagens de ônibus, incluindo por plataformas de passagens rodoviárias e de sites de empresas de ônibus, chegarão a mais de R$ 702 milhões, com 7.4 milhões de tickets vendidos em 2016. Esses dados são do estudo inédito E-RODOVIÁRIO, desenvolvido pela ClickBus.

“Apesar do setor rodoviário ser o modal de transporte pago com o maior número de pessoas transportadas anualmente no Brasil, com 160 milhões de passageiros comparados aos 96 milhões no aéreo, a indústria carece de estudos oficiais regulares abrangendo dados de viagens interestaduais e intermunicipais. Esse estudo oferece uma visão geral do setor com base nos dados do e-commerce rodoviário”, afirma Fernando Prado, Co-CEO da ClickBus.

O estudo E-RODOVIÁRIO 1o semestre de 2016 mostra que apesar das vendas online representarem apenas 5% das vendas totais de passagens de ônibus, a taxa de crescimento do setor é exponencial, aumentando 53% ao ano desde 2010. A maior adesão das empresas de ônibus ao e-commerce, que representou um incremento da oferta de rotas de 2 mil em 2010 para 97 mil em 2016, é uma das principais razões para isso.

O levantamento inédito traça as preferências e o comportamento de compra de passageiros rodoviários que adquirem online suas passagens em épocas de baixa e alta sazonalidade em todas as regiões do país, e mostra que mais de 80% dos passageiros e-rodoviários estão no Sudeste e no Sul do Brasil. Informações sobre os destinos preferidos e o tempo de viagem concluem que 10% dos passageiros escolhem destinos litorâneos quando viajam de ônibus e que 47% das viagens nacionais são para rotas inferiores a 500km.

Também foi identificado que o comportamento do cliente e-rodoviário é parecido com o perfil de compra de outros setores de e-commerce. O dispositivo preferido para a compra online ainda é o desktop, representando 77% do total, mas o mobile já representa 50% nos acessos aos sites de empresas de ônibus e de plataformas de vendas de passagens rodoviárias.

“O E-RODOVIÁRIO chega para mostrar o potencial do setor rodoviário online e como a indústria tem evoluído. Como líder de mercado de venda online de passagens de ônibus, a ClickBus contribui ativamente ao aumento da penetração online das vendas e consequentemente à modernização do setor rodoviário. O estudo será útil para a imprensa, empresas de ônibus, entidades setoriais e para profissionais de turismo”, afirma Cesário Martins, Co-CEO da ClickBus.

O estudo inédito E-RODOVIÁRIO 1o semestre de 2016 traz informações semestrais exclusivas do setor online de transporte de passageiros de ônibus. Aos moldes de outros estudos, os dados serão atualizados a cada seis meses para mostrar a evolução do e-commerce rodoviário. O objetivo do estudo é ampliar o conhecimento sobre a modernização e desenvolvimento do setor rodoviário brasileiro através de informações e análises de transporte de passageiros de ônibus, mostrando sua evolução em tecnologia, portfólio, e-commerce e comportamento e preferência do consumidor e-rodoviário. Além disso, mostra a evolução da penetração online nas vendas do mercado rodoviário brasileiro identificando como o setor online movimenta, tanto em número de passagens quanto em faturamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.