Centro Europeu lança poderosa ferramenta para monitoramento climático

Centro Europeu lança poderosa ferramenta para monitoramento climático

Um ano após o Acordo de Paris, o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) lança a ERA5, a ferramenta global mais poderosa já desenvolvida para o monitoramento climático. Produzido pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, financiado pela União Europeia e operado pelo ECMWF, a nova série ERA traz benefícios como uma resolução especial mais aprimorada, estimativas das variáveis atmosféricas de hora em hora e utiliza mais observações por satélite.

A reanálise do clima global oferece recursos críticos para o entendimento e monitoramento de processos associados às mudanças climáticas, e para a informação de cenários futuros dessas mudanças. A reanálise combina informações de observações meteorológicas passadas e presentes com modelos de previsão modernos, usando técnicas de assimilação de dados desenvolvidas para previsões numéricas do tempo.

A ERA5 fornece uma nova descrição numérica do clima recente e contém estimativas de parâmetros atmosféricos como a temperatura do ar, a pressão e o vento em altitudes diversas, e parâmetros na superfície como precipitações, conteúdo da umidade do solo e altura das ondas do oceano.

“Com o melhor uso das observações, uma descrição aprimorada dos processos físicos e uma resolução temporal e espacial consideravelmente mais alta, a ERA5 cria novos conjuntos de dados globais para monitorar as mudanças climáticas para pesquisas, educação e aplicações comerciais. Os usuários terão pela primeira vez acesso às estimativas das variáveis atmosféricas de hora em hora, em uma resolução horizontal de 31 km, e em 137 níveis da superfície a até 1 Pa (cerca de 80 km)”, disse Jean-Noël Thépaut, chefe do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus no ECMWF.

Outra novidade da ERA5 é a produção de um conjunto de reconstruções climáticas de 10 membros para todos os parâmetros e níveis. O novo recurso baseia-se no sistema do Conjunto de Assimilações de Dados (EDA) desenvolvido no ECMWF, que responde explicitamente por erros nas observações e no modelo das previsões. Os usuários poderão acessar dados que permitam avaliar a confiança que depositam na análise de vários parâmetros, em locais e horários diferentes.

A ERA5 representa a quinta geração de reanálises atmosféricas do clima global desenvolvidas pelo ECMWF. Essas reanálises do clima foram iniciadas com as reanálises do FGGE (Primeiro Experimento Global do GARP) produzidas nos anos 80, seguidas pela ERA-15, ERA-40 e mais recentemente a ERA-Interim.

Como o primeiro passo na transição da ERA-Interim para a ERA5, um conjunto de dados da ERA5 abrangendo dois meses está agora disponível possibilitando aos usuários adaptar seus sistemas para substituir a ERA-Interim. Esse lançamento é um marco importante: ele define o início de uma jornada de dois anos que permitirá progressivamente aos usuários acessar o clima dos últimos 40 anos.

Todos os produtos de dados da ERA5 oferecem livre acesso e download gratuito. Estão instalados no principal repositório de arquivos do ECMWF para dados meteorológicos, MARS (Meteorological Archival and Retrieval System) e estão à disposição do público através do Web API do ECMWF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.