Digitalização: AL pode desenvolver capacidades em sensores, analíticos e segurança

Digitalização: AL pode desenvolver capacidades em sensores, analíticos e segurança

Cancun* — A quarta revolução industrial que está em andamento representa grandes oportunidades para países emergentes desenvolverem novas capacidades que os tornem mais competitivos no cenário global. Com essa certeza, o presidente da América Latina da Cisco, Jordi Botifoll, acredita que a região tem grande potencial em áreas estratégicas, como sensores, software, especialmente sistemas analíticos e segurança, todos importantes para o mercado de IoT (Internet das Coisas). “Teremos milhões de dispositivos conectados em pouco tempo e um grande  volume de informações comportamentais”, afirmou.

O caminho não é fácil e Botifoll sabe disso. Atualmente, de acordo com o executivo, os investimentos em tecnologia no mercado latino americano são menos da metade do que é aplicado pelos paíciscoliveses desenvolvidos. E ainda há outras prioridades para investimentos na região competindo com a tecnologia. Mas mantém o otimismo, acreditando que há caminho para esse avanço de digitalização. Na área de sensores, por exemplo, diz que já existem algumas iniciativas em andamento.

De acordo com o presidente da América Latina, a estratégia da Cisco para a transformação digital na região prevê três pilares, ajudar a tornar os governos mais eficientes, o desenvolvimento de cidades inteligentes, inclusive operacionalmente, e a indústria 4.0 que eleva o patamar tecnológico nessa área para outro nível. Ele também considera importante a inclusão social que a tecnologia ajuda a acelerar, principalmente na área de segurança.

Mesmo competindo com investimentos em outras áreas, para o executivo a aplicação de recursos na transformação digital têm impacto importante no PIB (Produto Interno Bruno) e pode gerar ROI (Retorno sobre investimentos) muito mais rapidamente. O executivo participa do Cisco Live, que se realiza em Cancún.

* A jornalista viajou a convite da Cisco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.