Meraki se transformou em alta aposta para a Cisco

Meraki se transformou em alta aposta para a Cisco

Um único produto ganhou destaque em todo o padrão visual que a Cisco adotou durante o Cisco Live que está sendo realizado em Cancún: o Meraki. Não é para menos já que é na sua controladora de redes em nuvem que a empresa está depositando boa parte de suas apostas para 2017. E não parece estar sozinha, analistas do UBS,  por exemplo, têm declarado que o produto está na lista dos 5 na área tecnológica que poderão entregar sólidos dividendos em 2017.

A Cisco adquiriu a Meraki em 2012, por US$ 1.2 bilhão. Apesar das críticas ao valor pago, o mercado de ações entendeu que se tratava de uma aquisição necessária para dar à companhia a possibilidade de ganhar espaço na área de redes wireless e penetração no mercado de pequenas e médias empresas (PMEs). Ela também ganhou, dessa forma, novos competitidores entre os quais a Aruba, hoje  uma empresa pertencente à HPE.

“O Meraki representa a simplificação da estrutura e administração de TI na nuvem”, comentou Todd Nightingale, vice-presidente da Cisco e gerente-geral do produto. De seu desenvolvimento inicial de ser uma controladora das redes Wi-Fi na nuvem, a plataforma ganhou mais funções passando a gerenciar outros componentes, como routers, firewall e switches no mundo cloud.

Durante o Cisco Live, a empresa anunciou a versão espanhola do dashboard Meraki. A medida foi saudada pelo vice-presidente da Cisco México, como uma decisão que vai permitir que a plataforma se torne uma peça fundamental para a expansão  da empresa no país. “Não se trata apenas de uma funcionalidade para atender a uma demanda do mercado, é um compromisso de Meraki e Cisco para expandir sua liderança no país”, afirmou.

Segundo Nightingale, o México é atualmente o país da América Latina com maior participação do Meraki. Mas talvez isso se deva mais a uma estratégia da própria Meraki, enquanto ainda independente, do que a atual.De qualquer forma, está implantando em empresas como Claro e Telmex e faz parte do programa governamental Mexico Conectado.

No Brasil, segundo o presidente Láercio Albuquerque, o produto tem se expandido significativamente. Ele cita como exemplo a presença do sistema nas grandes operadoras de telecom que oferecem o serviço de gerenciamento da rede nas nuvens a seus clientes, também na modalidade como serviço. Ainda não há previsão para o lançamento do dashboard Meraki em português

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.