Decolar adota estrutura de armazenamento totalmente flash

Decolar adota estrutura de armazenamento totalmente flash

A Decolar aderiu ao armazenamento de dados 100% Flash. A empresa adotou a solução FlashArray//M20 da Pure para suportar sua infraestrutura de nuvem OpenStack e hospedar seus bancos de dados. A integração com OpenStack, por sinal, foi um dos motivos que influenciou na decisão que, de acordo com a empresa, ajudou a dar mais velocidade e melhor desempenho ao site de viagens online.

Fundada em 1999, a Decolar.com, que surgiu como uma startup argentina, agora aponta 60% da participação do mercado entre sites de viagens na região. Os clientes podem pesquisar seus planos de viagem e reservar passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros, cruzeiros, ônibus e reservas de aluguel temporárias usando seus dispositivos móveis ou computadores pessoais. Suas operações cresceram para cobrir o Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Uruguai, Venezuela, Peru, Costa Rica, Bolívia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Espanha e Estados Unidos.

A Decolar construiu um ambiente de nuvem privada usando a arquitetura OpenStack para fornecer à sua equipe de desenvolvimento de software uma plataforma flexível e robusta. No entanto, a obsolescência da sua infraestrutura de TI limitou o número de novas aplicações e upgrades que poderiam ser adicionados a cada semana. Além disso, latências crescentes na infraestrutura de armazenamento ameaçaram degradar a capacidade de resposta do site voltada para o consumidor final.

“Para as reservas de viagens dos nossos clientes, novas aplicações significam um site mais rápido e a capacidade de visualizar imagens de diferentes maneiras para melhorar a experiência do usuário”, disse German Anders, líder de engenharia de armazenamento da Decolar.com. “Precisávamos de uma infraestrutura que nos ajudasse a fornecer o melhor ambiente para nossos desenvolvedores e os melhores serviços para nossos consumidores”, acrescentou.

O posicionamento de quatro arrays FlashArray//M20 permitiu que a empresa melhorasse as IOPS, reduzisse a latência, utilizasse a deduplicação e compressão, assim como realizasse upgrades sem interrupções. Ao permitir um modelo de implantação ágil através de uma nova infraestrutura de TI baseada em KVM OpenStack, a empresa aumentou as atualizações e a criação de aplicações de 3 a 5 por semana para 2.000 por semana. Esse enorme aumento também é resultado da remoção de uma grande barreira: desenvolvedores que inicialmente dependiam do pessoal de operações para disponibilizar a infraestrutura de desenvolvimento e equipe de garantia de qualidade para testar aplicações (antes e depois de entrar em produção), podem agora implantar o software sozinhos, sem depender da equipe de operações de TI.

“Com os arrays Pure Storage integrados e a plataforma OpenStack, agora podemos trazer serviços novos e aprimorados para o mercado mais rapidamente – o que nos permite atender às necessidades da nossa crescente base de clientes e aproveitar um maior grupo de desenvolvedores para alcançar nossos objetivos. Hoje, os desenvolvedores estão usando uma abordagem DevOps para implementar aplicações de uma forma muito mais ágil e simples, além de provisionar ambientes de nuvem sob demanda, sem assistência de TI”, comentou Anders.

Depois de mover o banco de dados para FlashArray//M20, as consultas de produção do Oracle, que costumavam levar 10 minutos, agora são concluídas em menos de 60 segundos. Além disso, a Decolar.com tem sido capaz de manter disponibilidade 24 horas por dia, todos os dias da semana, para serviços web, ambientes de desenvolvimento e sistemas transacionais.

“Nossos arrays totamente flash oferecem a escalabilidade, confiabilidade, simplicidade, investimento previsível e o desempenho necessários para tornar uma nuvem bem-sucedida “, disse Douglas Wallace, gerente geral da Pure Storage para América Latina e Caribe. “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.