BMW e Intel terão 40 carros autônomos sendo testados nas estradas ainda este ano

BMW e Intel terão 40 carros autônomos sendo testados nas estradas ainda este ano

Como parte do espaço que os carros autônomos e conectados vêm ganhando durante a CES (Consumer Eletronic Show) realizada anualmente em Las Vegas, a BMW apresentou hoje em forma de “escultura”, como denominou, o protótipo do BMW i Inside Future Concept, que projeta como será o interior do carro autônomo do futuro. Já a parceria com a Intel e a Mobileye, anunciada há seis meses, ganhou destaque com o anúncio de que este ano 40 carros autônomos serão testados pelo consórcio  nas estradas dos Estados Unidos e Europa.

O BMW i Inside Future Concept trabalha com a ideia de que é preciso criar um ambiente confortável e produtivo para os passageiros em um carro autônomo. Entre os vários recursos disponíveis,  a montadora alemã apresentou a interface holográfica, o HoloActive, que permite a projeção de uma imagem 3D com os controles do console.Por meio da tecnologia de gestos é possível selecionar controles do carro e de entretenimento sem o toque físico. Essa ferramenta já está disponível nos modelos da BMW 7 – series.

A empresa manteve no protótipo a direção do veículo para dar a opção de que o motorista assuma o controle do veículo quando necessário. Essa facilidade de ter tanto a direção manual quanto a automática foi batizada pela companhia de Ease e Boost.

Em relação ao cronograma de testes de carros autônomos, no âmbito da parceria com Intel e Mobileye, a empresa confirmou que os 40 carros começarão a ser testados no segundo semestre. A proposta é de desenvolverem uma arquitetura modular e escalável que possa ser também utilizada por outras montadoras e startups interessadas nesse mercado.

O acordo entre as três empresas não prevê exclusivadade e cada uma delas investe em soluções próprias ou com outros parceiros. A Mobileye, empresa israelense de sistemas e sensores para carros conectados, desenvolve um projeto com a Delphi. A BMW, por sua vez, tem anunciado regularmente a chegada de novas tecnologias a seus carros e planeja ter seu primeiro modelo comercial de carro autônomo dm 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.