GSMA terá diretório de IoT Big Data para favorecer desenvolvimento de novas soluções

GSMA terá diretório de IoT Big Data para favorecer desenvolvimento de novas soluções

A GSMA anunciou hoje o lançamento do “IoT Big Data API Directory” que terá um conjuntos de dados harmonizados a partir de múltiplas fontes para desenvolvedores e terceiros, permitindo-lhes criar novos serviços de Internet de Coisas (IoT). O diretório tem como proposta incentivar uma abordagem comum para a partilha de dados a fim de explorar todo o potencial dessa plataforma e incentivar o desenvolvimento de novos projetos, como nas áreas de transportes, meio-ambiente e cidades inteligentes.

As operadoras móveis globais China Mobile, China Unicom, KT Corporation, Orange e Telefónica já implementaram soluções de IoT e poderão compartilhar dados com o diretório, segundo o documento da entidade.

“O IOT gera uma enorme quantidade de dados que atualmente é mantida em silos verticais. No entanto, para que o IoT atinja todo o seu potencial, esses dados precisam ser liberados e disponibilizados para desenvolvedores e terceiros “, disse Alex Sinclair, diretor de tecnologia da GSMA. “Uma abordagem comum, colaborativa e interoperável irá remover as barreiras comerciais e técnicas para capitalizar a oportunidade IoT e inaugurar uma nova era de soluções  que ajudarão o mercado a ganhar escala”, completou.

A associação também lançou um documento chamado “IoT Big Data Framework” para definir como os operadores móveis podem se aproximar da entrega de serviços de IoT  utilizando recursos de Big Data. Ele foi projetado para permitir que os participantes da indústria trabalhem em colaboração para oferecer serviços e apoiar um ecossistema de desenvolvedores de aplicativos de terceiros.  A arquitetura proposta oferece um grau de flexibilidade que permite que os serviços de Big Data IoT sejam desenvolvidos de várias maneiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.