Nextel se baseia em modelo da Spotify para lançar nova fatura

Nextel se baseia em modelo da Spotify para lançar nova fatura

Depois de lançar o Happy, app 100% digital que dá ao cliente autonomia para comprar e fazer a gestão de seu plano de telefonia celular – sem a necessidade de interagir com o call center -, a Nextel apresenta agora ao mercado a fatura 3.0. Ela se baseia na evolução do modelo de engenharia utilizado pela Spotify, considerada uma das empresas de tecnologia mais disruptivas.

Segundo a empresa, a fatura 3.0 foi concebida para oferecer transparência sobre o uso dos serviços contratados e para simplificar o processo de pagamento.

“Realizamos grupos focais e analisamos detalhadamente o histórico de relacionamento com nossos clientes e descobrimos que um dos principais fatores de insatisfação relacionava-se às faturas – que representam 20% dos contatos com a operadora. As pessoas não entendem o que efetivamente o que estão pagando e sentem-se enganadas. Além disso, 40% desses clientes ligam todos os meses para o call center simplesmente para pedir uma segunda via da fatura”, explica Jorge Braga, COO da Nextel.

A Nextel decidiu buscar uma solução diferente das que têm sido adotadas pelo setor de telecom. Atualmente, 85% dos clientes da Nextel já recebem ou acessam suas faturas por meio digital.

Disponível pela internet ou por meio do aplicativo Meu Nextel, a fatura 3.0 apresenta um histórico detalhado do consumo de voz e dados com base nos pacotes contratados, que pode ser comparado mês a mês. Gastos eventuais não contemplados nos pacotes são destacados separadamente. Nos planos “Família”, há o detalhamento de consumo por usuário.

Na tela inicial há um indicador do status financeiro das faturas e notificações sobre as datas de vencimento. As faturas com vencimento futuro são apresentadas na cor azul, as pagas em verde e vencidas e não pagas em vermelho.

A fatura 3.0 ainda permite a integração com a agenda de contatos gravada no smartphone do cliente, que permite identificar facilmente para quem foram feitas as ligações. São destacados na fatura, inclusive, os contatos mais acionados e os minutos utilizados nessas ligações.

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