Em São Paulo, o maior data center da Equinix no Brasil

Em São Paulo, o maior data center da Equinix no Brasil

A Equinix inaugurou o SP3, seu maior data center IBX na América Latina. Este é o quinto site da empresa no Brasil e o terceiro na região de São Paulo. Localizado em Santana de Parnaíba (SP), recebeu US$ 69 milhões de investimento na primeira etapa de construção. O site reforça a visão da Equinix sobre a Transformação Digital das empresas, na qual as áreas de TI apoiarão as áreas de negócio por meio de interconexão. Por isso, o objetivo da organização é fomentar negócios entre as empresas hospedadas em seus data centers – sejam elas nuvens, provedoras ou fornecedores de soluções. Além disso, SP3 será um importante hub para empresas do mercado financeiro, uma vez que está localizado próximo ao novo data center da Bovespa na região.

Para Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil, o crescimento contínuo no Brasil evidencia a forte demanda por cloud híbrida e interconexão entre as empresas. “As companhias caminham para a distribuição de arquitetura global para que possam ser mais conectadas tanto às pessoas, como localizações, nuvens e informação em suas redes. Com a inauguração de SP3, a Equinix traz para o mercado mais oportunidades de conexão para essas organizações e seus clientes, colaboradores e parceiros para, principalmente, acelerar o desempenho de seus negócios”, afirmou.

A nova infraestrutura conta com mais de 30 clientes – quase o dobro da quantidade de companhias que já estavam hospedadas no data center de SP2 (em Tamboré), quando foi inaugurado em 2011. Entre esses clientes, está a Infobip, empresa internacional de TI e telecomunicações, sediada no Reino Unido, que oferece um conjunto de produtos de mensageria para empresas. Com SP3, a Infobip expandiu sua presença para o Brasil e pode, agora, se conectar aos clientes em todo o mundo para fornecer capacidade de armazenamento de dados localmente para clientes brasileiros e latino-americanos. Além disso, o novo ambiente servirá de backup para outras estruturas internacionais da Infobip.

“Todos os nossos data centers espalhados pelo globo são interconectados e redundantes. Dessa forma, garantimos a continuidade do nosso negócio – e a Equinix é parte importante nesta estratégia”, observou Yuri Fiaschi, diretor de Vendas da Infobip para América Latina. “Além disso, ter uma infraestrutura local nos ajudará expandir as operações na região, especialmente entre empresas do mercado financeiro, uma das verticais mais importantes também para a Equinix”.

Com SP3, a Equinix conta com cinco data centers o Brasil – três em São Paulo e outros dois no Rio de Janeiro. A empresa espera, ainda, ter mais um DC em São Paulo após o fechamento do contrato com a Verizon, anunciado em dezembro de 2016, para aquisição de 29 instalações de data center em 15 regiões da América do Norte e América do Sul.

A primeira fase de construção de SP3 possui capacidade para mais de 725 racks e serão outras múltiplas etapas. Os mais de 2.775 racks, que serão totalizados no novo data center, dobrarão a disponibilidade de espaço da empresa no Brasil. 

SP3 será, ainda, ponto de interconexão de um importante cabo submarino da América Latina – o Seabras-1, da Seaborn Networks. Previsto para entrar em operação no segundo trimestre de 2017, ele ligará Nova Iorque à Praia Grande (SP). Do litoral, ele será conectado ao data center e disponibilizado para os clientes da companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.